ter, 29 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

ESF do Prado recebe Selo Ouro de UBS Amiga do Idoso

A coordenadora da unidade falou sobre a importância do prêmio
ESF do bairro Prado

Segunda-feira (25), na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Prado recebeu o prêmio máximo de certificação, o Selo de Ouro de “UBS Amiga do Idoso” do programa estadual “Rede Bem Cuidar”. O governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), e a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, entregaram a premiação na capital.
O programa Rede Bem Cuidar faz parte da Política Estadual da Saúde da Pessoa Idosa, que tem como objetivo o desenvolvimento de ações de promoção do envelhecimento saudável, instituição de percursos nas redes de atenção e proteção à pessoa idosa, fortalecendo o cuidado integral e integrado.
A coordenadora da ESF, Anna Lívia, falou sobre a importância do prêmio. “A importância de ganhar o Selo de Ouro de Unidade Amiga do Idoso foi boa, porque nos permitiu ter um olhar diferenciado para a questão das estratégias que foram utilizadas pelos profissionais para o atendimento a essa população. Assim nos permitiu o alcance de algumas metas em relação ao processo de trabalho, que seria a implantação de um instrumento de avaliação para classificarmos os idosos, se eram idosos muito debilitados; robustos; que tomavam vários medicamentos; se possuíam algum declínio cognitivo ou funcional, e então direcionar a nossa assistência. Então foi muito bom partindo desse princípio, porque as metas, o alcance das metas, nos proporcionaram uma maneira diferenciada de atendimento, nos permitiu usar outros instrumentos, além dos que já usávamos anteriormente para a avaliação clínica desse público, e nos permitiu montar estratégias voltadas para esse público também. Por isso, é muito importante e gratificante ter ganhado esse prêmio, por ter alcançado todas as metas exigidas pelo programa”, comentou.
Ela ainda explicou que a ideia do governo do estado não foi só uma questão de voltar ao atendimento, mas foi para a capacitação dos profissionais também. “Então teve toda uma estratégia de montar um trabalho em equipe para estar atendendo melhor os nossos usuários”, disse.
Segundo Anna, os profissionais também fizeram diversos cursos voltados para se construir um atendimento mais qualificado, processos de trabalho; planos terapêuticos, uma melhor forma de fazer atendimento domiciliar também, então foi toda uma construção para uma melhoria de atendimento, de assistência.

EXCLUSIVO – Brasileira morta em atropelamento no Canadá é filha e neta de santanenses

A brasileira Kira Salim, morta em um atropelamento durante um festival de rua em Vancouver, no Canadá, no último domingo (27), é filha de José Martins Salim, natural de Sant’Ana do Livramento, e Sandra Ganapol, de Buenos Aires, Argentina. Seu nome de nascimento era Clara Ganapol Salim, mas recentemente usava assinatura de Kira Salim. Ela tinha 34 anos e vivia