qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

TCE-RS cria força-tarefa, cartilha e telefones exclusivos para orientar os municípios atingidos pelas enchentes

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), criou um grupo de trabalho especializado para atender os gestores públicos dos municípios atingidos pelas enchentes. Entre as ações constam a elaboração de uma cartilha com perguntas e respostas objetivas, além da designação de um e-mail e de telefones exclusivos de orientação.
O presidente do TCE-RS, conselheiro Alexandre Postal, determinou a imediata mobilização da área técnica e dos setores administrativos do TCE-RS para orientar os administradores. O objetivo é agilizar ao máximo as orientações para acelerar as obras de infraestrutura. “É preciso reconstruir as regiões atingidas e o tribunal é parceiro de primeira hora dos gestores”, afirmou.
Um dos pilares da iniciativa é a criação de uma cartilha de emergência e calamidade pública. É um guia básico com informações diretas, objetivas e práticas para gestores públicos, contendo orientações para agilizar as ações de recuperação da infraestrutura O material pode ser acessado neste link: https://cloud.tce.rs.gov.br/s/c4j2m3pnRcXBf79.
Para garantir o esclarecimento das dúvidas, o TCE-RS também estabeleceu um e-mail exclusivo [email protected] e os telefones (51) 3214.9802 e 3214-9805. São canais de comunicação para informações e diretrizes essenciais para a recuperação dos municípios.
O TCE-RS também implementou ações complementares como a suspensão de prazos processuais até 24 de setembro, além da identificação de bens passíveis de doação para a comunidade e a criação da campanha interna “Servidores e Sociedade em uma Ação Solidária”. O objetivo é coletar itens essenciais – como materiais de higiene, limpeza e utensílios domésticos – para destinação às famílias afetadas.
Francisco Queiroz Filho e Luciana Abdur
Assessoria de Comunicação Social

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.