seg, 23 de junho de 2025

Variedades Digital | 21 e 22.06.25

O destaque santanense na 46ª Expointer

A cervejaria Gazapina foi a oficial da maior feita agropecuária da América Latina
Santanense Cláudia Krüger (Foto: Lucas Jardim/AP)

Com o brilho nos olhos da menina, que aos três anos deixou Sant’Ana do Livramento, que a santanense Cláudia Krüger se apresentou como a proprietária da Cervejaria Gazapina na casa do Grupo A Plateia, na Expointer 2023. A cerveja, que leva um dos nomes mais tradicionais da Fronteira da Paz, é fabricada em Gravataí e foi a oficial do evento que chegou a 46ª edição, neste ano, em Esteio.
Durante a entrevista, a conterrânea destacou o trabalho realizado para participar do pregão, uma modalidade de licitação, para ser a oficial da Expointer. “No ano passado nós já tínhamos sido aprovados, mas não conseguimos alcançar o lance. Neste ano, com bastante investimento, pudemos comparecer a essa feira gigantesca”, contou a santanense.
Cláudia Krüger explicou que tinha uma fábrica de água saborizada, porém não estava dando lucro e, junto com o investidor Jaime Krüger, decidiu transformar o empreendimento em uma cervejaria.

INFÂNCIA NA FRONTEIRA

Apesar de, logo quando criança, ter ido morar com os pais na região metropolitana de Porto Alegre, era em Livramento e Rivera que Cláudia passava as férias de inverno e de verão. Era na casa dos avós, Carlos e Irene Cruz, que ouvia sobre a marca de bebidas referência da cidade. “Quando eu era pequena eu escutava muito que o chope, a cerveja e o refrigerante do Gazapina que eram bons… então decidimos colocar o nome que tinha este sinônimo no nosso produto”, explicou.
A santanense aproveitou a sua visita aos estúdios da RCC FM na Expointer para anunciar que, no próximo semestre, deve ser inaugurada a nova planta da fábrica da Cervejaria Gazapina. Com 38 hectares, o novo espaço, também em Gravataí, oferecerá um roteiro de visitação com degustação das mais variadas cervejas produzidas pela marca.

RECORDES NA 46ª EXPOINTER

Com um incremento de 5,96% de público e de 11,76% em volume de negócios, a 46ª Expointer conseguiu um feito: superar, em números, a edição de 2022, que bateu todos os recordes. Neste ano, foram 818.943 visitantes contabilizados até as 13h30 de domingo (03) e R$ 7.986.726.414,99 em comercialização. A data da Expointer para 2024 foi confirmada. Será de 24 de agosto a 1º de setembro.

TCE-RS realiza ação de acompanhamento nas obras da Cadeia Pública de Porto Alegre

  Nesta quarta-feira (18), os auditores do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul realizaram um acompanhamento das obras da Cadeia Pública de Porto Alegre. O antigo Presídio Central foi apontado como o pior do país pela CPI do Sistema Carcerário, em 2008. Com o início das obras em 2022 e a desocupação total dos presos, desde