Na manhã de domingo 3 de setembro, Sant’Ana do Livramento sediou o acendimento regional da Chama Crioula onde comitivas de cavaleiros de diversas cidades da 18ª região tradicionalista estiveram participando. A cerimônia contou com a participação de muitas autoridades, entre elas a prefeita Ana Tarouco, presidente da Câmara de Vereadores Mauricio Galo Del Fabro, o coordenador da 18ª RT Márcio D’avila , Leonardo Soares , os patronos da Semana Farroupilha em Livramento Velocinio Silveira e Paulo Menna, entre outras.
O evento foi realizado debaixo de forte chuva, e ocorreu em uma tenda montada dentro da pista de tiro de Laço da Chácara da Prefeitura. A centelha da Chama Crioula foi conduzida até Livramento pelo Grupo Santanense de Cavalgadas após 17 dias de estrada, partindo da casa que pertenceu ao líder Farroupilha Bento Gonçalves na cidade de Cristal no Rio Grande do Sul.
Durante a cerimônia de distribuição da chama na Chácara da Prefeitura, a prefeita Ana Tarouco destacou a importância da união de todos os tradicionalistas para a realização do mês farroupilha. “ Somente com esforços de todos os envolvidos nós conseguimos realizar este evento, A Comissão dos Festejos está de parabéns, assim como todos os cavaleiros que enfrentaram a chuva participar deste evento”.
Para o coordenador da 18ª RT, Marcio D’avila, o acendimento regional da chama foi uma grande demonstração de que o tradicionalismo na fronteira segue com sua chama viva.” Obrigado a todos os municípios que vieram participar aqui. Temos diversas autoridades, entre vereadores, prefeitos e ex-cordenadores regionais neste evento, Isso mostra o quão forte e unida as entidades da 18ª região estão. Viva o tradicionalismo”.
O presidente da Comissão Organizadora dos Festejos Farroupilhas em Livramento, Leonardo Soares, destacou em sua fala o novo momento do movimento tradicionalista no município, onde todas as entidades tem trabalhado unidas e sob uma única bandeira, que é tradição gaúcha. ” Não temos mais espaço para vaidades. Hoje. Todos juntos estamos construindo um movimento cada vez mais forte e isso não é fruto de uma única pessoa e sim do coletivo. Que tenhamos um mês farroupilha de muitas paz e união”.
O evento contou ainda com uma homenagem do Grupo Santanense de Cavalgadas que entregou uma réplica da Casa de Bento Gonçalves ao executivo e ao legislativo e a 18ª Região Tradicionalista ofereceu um mimo para a Prefeita Ana Tarouco na forma de um quadro com a sua imagem em alto relevo. Posteriormente a centelha da chama crioula foi distribuída para cada município e a cerimonia encerrou com a música tema do mês farroupilha executada pelos músicos Neco Soares e Os Ribeiros.