qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Mostra fotográfica de Titi Kroeff na ALRS marca 200 anos de Sant’Ana do Livramento

Por iniciativa do deputado Rodrigo Lorenzoni, será realizada de 02 a 06 de outubro, no Espaço Deputado Carlos Santos da Assembleia Legislativa do RS, a Mostra Fotográfica “Sant’Ana do Livramento, 200 anos”, do fotógrafo Titi Kroeff.

As fotos documentam a atividade dos tropeiros na região, fronteira com o Uruguai -, mostram as lidas dos campeiros e uma visão do agronegócio desconhecida dos habitantes das cidades. Segundo Eduardo, “uma pequena visão do Pampa, da Campanha Gaúcha, que não chega, na sua essência, à população dos grandes centros”.

Carlos Eduardo “Titi” Kroeff é arquiteto por formação, fez cursos de desenho e gravura em metal e teve atelier de artes em Porto Alegre. O gosto pela fotografia ele atribui ao avô, Rubem Kroeff, que era fotógrafo profissional e professor de microfotografia da UFRGS. Já o encontro com a fotografia aconteceu mesmo depois que casou e foi para Sant’Ana administrar uma estância rural. “Diante da imensidão e, por vezes, da solidão do campo, encontrei na fotografia uma companhia e passei, então, a registrar o dia a dia na Campanha Gaúcha”, conta Eduardo.

Para o deputado Rodrigo Lorenzoni, a exposição em homenagem aos 200 anos de Sant’Ana do Livramento, além de trazer nas fotos a tradição, os usos e costumes dos gaúchos à ALRS, “é uma forma de parabenizar os santanenses e comemorar o aniversário dessa cidade histórica, que foi cenário da Revolução Farroupilha e que fica em uma das mais belas regiões do país”.

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos