O Tribunal de Contas do Estado do RS (TCE-RS), através da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, lança dia 28 (segunda-feira), o livro virtual “Interesse Público e Ética”. A autoria é do assessor especial da Presidência do tribunal, Odacir Klein. O lançamento acontecerá na Casa da Assembleia Legislativa do Parque Assis Brasil, durante a Expointer, às 18h.
O texto baseia-se nas palestras de Odacir Klein nos Encontros Regionais de Controle Orientação (ERCOs) que o TCE-RS realizou para os gestores públicos em 2022 em nove municípios do Interior e Porto Alegre. Klein têm mais de quatro décadas de experiência no setor público. Foi deputado federal, secretário estadual de Agricultura e ministro do Transporte, entre ou-tras funções. O livro integra o plano de educação escola do TCE para editar publicações de orientação ao público externo e incentivar o aperfeiçoamento do controle social.
Odacir Klein destaca que o interesse público não se refere apenas à gestão ou somente ao erário ou serviços oferecidos à população. “Engloba o conjunto de atos interativos que resultam, inclusive, na organização política da sociedade e em toda a sua instrumentalização”, afirmou. O autor acrescenta que “há interesse público em função da existência de necessidades individuais a serem satisfeitas. O indivíduo é a base. O setor público, nas correlações, inclusive com atividade privada, é imprescindível à satisfação dessas necessidades individuais e que resultam na formação da cidadania”.
O livro destaca a importância da gestão pública, dos serviços vinculados, do empreendedorismo privado e, inclusive, insiste em afirmar que no contexto do interesse público “todos somos interessantes e interessados”. O arcabouço normativo constitui a “moral”. A ética corresponde à correção das ações humanas no que se refere aos valores morais.
O livro será divulgado virtualmente, havendo a possibilidade de acesso aos interessados de forma gratuita, inclusive fora do território nacional.


Projeto Verdes Rios inicia plantio de 2025 com 128 mudas no Passo do Farrapo entre Sant’Ana do Livramento e Rosário do Sul
Iniciativa destaca a importância da preservação ambiental e faz apelo por mais consciência dos frequentadores do balneário