Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

dom, 7 de dezembro de 2025

Secretaria de Saúde compra poste novo para instalar na ESF da Santa Rosa

Local está sem energia elétrica há mais de uma semana

Novo secretário de Saúde, Élvio Goulart (Foto: Gabriela Lopes/AP)
O texto abaixo está em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já comprou um novo poste e fios de energia elétrica para instalar na Estratégia de Saúde da Família do bairro Santa Rosa. A unidade está sem energia há mais de uma semana. De acordo com um Boletim de Ocorrência (BO), registrado na Delegacia de Polícia Civil, a suspeita é de furto. Além do poste, houve a necessidade de mudança de toda rede de fios. Agora, é aguardada a instalação por parte da RGE SUL.
Nesta semana, o novo secretário de Saúde, Élvio Goulart, comentou em entrevista à Rádio RCC FM, que o seu principal desafio à frente da pasta é mudar a percepção da população sobre a Atenção Básica. “É fazer com que a população se sinta melhor assistida”, disse.
Élvio reconheceu que há um grave problema com relação às filas e também sobre a falta de profissionais, mas que trabalhará para tentar solucionar o impasse. Ele também adiantou que já está em andamento o processo para aquisição de telefones para que a comunidade possa entrar em contato com as Estratégias de Saúde da Família (ESF), considerando que a falta de telefones nas unidades é uma das maiores demandas da comunidade com relação à saúde. “É uma intenção, primeiro, da gente conseguir ter um contato mais próximo com o usuário, por intermédio de uma ferramenta que é de amplo uso hoje que é o whatsapp”, comentou.
O novo secretário assumiu a SMS no último dia 10 de agosto, a convite da prefeita Ana Tarouco (PL). Élvio disse que não se surpreendeu com a realidade que encontrou. “Mas algumas coisas são um pouco gritantes, ainda no sentido de que a gente tem alguns processos em uma formatação um pouco arcaica, talvez por processos mal estruturados e antigos e que não tiveram tempo para serem revistos. Não estou aqui condenando o trabalho de ninguém que me antecedeu, mas com certeza a gente tem bastante coisa para melhorar. Um dos fatores fundamentais é a parte da informatização”, finalizou.

NO AR
Rádio RCC