O Grupo A Plateia repudia, com veêmencia, a ameaça sofrida pelo repórter Yuri Cardoso, na manhã desta quarta-feira (16), durante a sessão de julgamento das contas do ex-prefeito Ico Charopen (PDT).
Nosso colunista foi ameçado por um assessor parlamentar da Casa Legislativa Municipal, com o objetivo de cercear as reportagens que retratam a realidade do cotidiano de Sant’Ana do Livramento. No dia anterior, Yuri foi autor de reportagens criticadas pelo referido assessor, nas redes sociais do Jornal A Plateia.
Imediatamente, após o fato, a equipe jurídica do Grupo A Plateia acompanhou o nosso profissional até a Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência (BO), com o objetivo de levar aos órgãos competentes o fato grave sofrido.
É inadimissível que, em pleno ano de 2023, um profissional de imprensa sofra retaliações por desempenhar as suas funções que, destaca-se, são basilares na estrutura democrática, previstas na Constituição Brasileira de 1988.
O Grupo A Plateia reafirma sua indignação e posicionamento de que não aceitará qualquer tentativa de retaliação pelo trabalho ético, imparcial e de opinião que realiza em todos os seus veículos de comunicação e que as medidas cabíveis, quando necessário para garantir a tranquilidade aos seus profissionais que trabalham nesta casa, serão tomadas.
Aos vereadores, o que se espera, é que se posicionem para garantir a segurança dos colegas que atuam para cobrir as ações que o Poder realiza, pois não é a primeira vez que um profissional da notícia é agredido dentro do plenário João Goulart.
Sant’Ana do Livramento, 16 de agosto de 2023.