dom, 8 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

VOLUNTÁRIO, POR QUE NÃO?

Nutro profunda admiração pelas pessoas que se dedicam ao voluntariado, especialmente aqueles que o fazem de maneira anônima, sem alardes ou busca de projeção nas redes sociais. Que usam o pouco tempo de folga para arregimentar forças junto aos amigos, familiares e colegas de trabalho a fim de mitigar o sofrimento dos menos necessitados.

A Pesquisa Voluntariado Brasil 2021 revelou que existem aproximadamente 57 milhões de voluntários no país. O levantamento indica, ainda, que 47% destas pessoas passaram a praticar mais intensamente o auxílio espontâneo durante a pandemia que nos impôs o tal “isolamento social”.

Segundo o conceito das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou adulto que, devido a seu interesse pessoa e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de estar social ou outros campos”. Esta doação de tempo e esforço é resposta à uma inquietação interior que é levada à prática e ao social,a uma tomada de consciência dos problemas ao se defrontar com a realidade.

A caridade é uma forte herança religiosa e cultural que possui um incrível potencial transformador. Fazer voluntariado é ajudar outras pessoas, projetos e comunidades, doando tempo e habilidade em áreas e atividades que precisam de “uma mão na massa”.

Todos nós, de alguma maneira e fruto da nossa experiência e conjunto de habilidades pessoais, podemos ajudar. Muitas vezes precisamos de um empurrãozinho de amigo para partir da teoria/vontade para à prática/voluntariado concreto. Existem inúmeras organizações não governamentais – ou seja, sem vinculação política – que necessitam permanentemente de pessoas dispostas a contribuir sem remuneração.

A miséria cresce a olhos vistos. Nunca antes na história deste país se viu tantos moradores de rua, tantos jovens sem rumo e tantas instituições carentes de recursos e de força humana para minimizar o sofrimento de milhões de irmãos. Todos nós, em algum momento da nossa agenda, temos a possibilidade de engajamento em algum movimento de voluntariado. Este, talvez, seja mais um daqueles inúmeros conteúdos que deveriam figurar na grade de disciplinas escolares. Desde a mais tenra idade.

Gilberto Jasper

Jornalista/[email protected]

Edição de Chico Bruno

Resumo de domingo – 08/12/2024 Manchetes dos jornais Valor Econômico – Não circula hoje O ESTADO DE S.PAULO – Brasil perde espaço entre investidores que miram emergentes O GLOBO – Para investir mais, Brasil bate recorde de importação de máquinas FOLHA DE S.PAULO – Seca leva país a escassez inédita em cinco grandes bacias hidrográficas CORREIO BRAZILIENSE – Partidos se

Resumo de Notícias

✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2941 Dia 8 de Dezembro de 2024, Domingo DATAS COMEMORATIVAS Dia da Bíblia Dia da Família Dia da Imaculada Conceição Dia da Justiça Dia da Mulata Dia do Colunista Social Dia do Cronista Esportivo Dia Mundial do Canto em Coral TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅ Mín 23° Máx 35° (Rio de Janeiro-RJ)

Rodrigo Lorenzoni propõe que Mérito Farroupilha seja votado em plenário

O deputado Rodrigo Lorenzoni já protocolou no sistema do Departamento de Assessoria Legislativa da Assembleia Legislativa RS projeto para alterar resolução de mesa que instituiu a Medalha do Mérito Farroupilha. Hoje, a maior honraria do Legislativo gaúcho pode ser concedida uma vez a cada mandato de deputado a qualquer cidadão, dependendo apenas da aprovação da Mesa Diretora. Com o projeto