A oitava edição do Fronte(i)ra Festival Binacional de Enogastronomia iniciou na última na sexta- feira (31) e vai até este sábado (5), com o tradicional Assado Fronteiriço no Parque Internacional, com a participação especial do santanense Antônio Costaguta, o El Topador, que tem mais 10 anos de experiência em assados, com diploma da Escuela Argentina de Parrilleros, de Buenos Aires e o Chef uruguaio Hugo Soca, que tem diploma em cozinha, pâtisserie, padaria, é sommelier e professor de gastronomia.
O evento deste sábado já tem a presença confirmada do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República do Brasil, (Secom), Paulo Pimenta.
O festival acontece desde 2014 e já tem um reconhecimento internacional. A iniciativa busca estimular o crescimento e qualificação gastronômica da fronteira, a valorização da produção local, aproximar os produtores de seus consumidores e fortalecer o turismo.
O objetivo é integrar as tradições gastronômicas da fronteira, com uma programação que contempla diversas áreas da cultura local. “O legado que o festival tem deixado para a fronteira é muito grande, mostrando que temos um caminho sólido de desenvolvimento para a fronteira, não só do turismo de compras, mas também do turismo local”, disse Jussara Dutra, curadora e coordenadora executiva do festival.
Este ano, o evento conta com oito feiras e mais de 170 empreendedores regionais comercializando os seus produtos, também há aulas de culinária e minicursos, além de apresentações artísticas e uma praça de alimentação com 10 restaurantes. Todo o peso do evento atrai turistas de diversas partes do Estado. “Experimentei alguns queijos aqui e conhecendo a Europa, eu digo que este aqui não perde para o europeu”, declarou Clarice Dalepiane, turista de Ijuí que estava conhecendo a feira da agricultura familiar, nesta semana.
Feira Binacional do Livro
A Feira Binacional do Livro é uma das grandes novidades deste ano, o espaço valorizou as literaturas que abordam a cultura fronteiriça. O evento também oferece um ambiente com atividades infantis, além de oferecer palestras e contação de histórias.