Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

sáb, 13 de dezembro de 2025

Documentário Sobreviventes do Pampa concorrerá no Festival de Cinema de Gramado

Ao todo, moradores de 13 municípios da fronteira participam do longa-metragem

DIVULGAÇÃO
O texto abaixo está em

Com direção de Rogério Rodrigues, a produção estreia no dia 17 de agosto de 2023, às 14h, no Palácio dos Festivais, no 51º Festival de Cinema de Gramado e conta as histórias dos povos e comunidades tradicionais do Pampa, apresentando a biodiversidade do bioma e o risco iminente da sua existência, devido à acelerada degradação do meio ambiente.

O lançamento do documentário deve acontecer no próximo mês (Foto: Divulgação)

O filme é um mosaico de 35 entrevistas, sendo 28 delas, com sujeitos do campo. Onde são apresentados um recorte dos diferentes olhares dessas singulares identidades sociais que habitam o território.
O documentário ainda conta com a participação do professor Valério de Patta Pillar, especialista no Bioma Pampa, do professor Márcio Zamboni Neske, especialista em Desenvolvimento Rural, da geógrafa e pesquisadora Rafaela Biehl Printes, dos historiadores Tau Golin e Jorge Euzébio Assumpção, da bióloga e pesquisadora da EMBRAPA, Rosa Lia Barbieri e do antropólogo José Maria López Mazz. Sete renomados pesquisadores, com trabalhos de pesquisa relacionados ao Bioma Pampa.
O filme Sobreviventes do Pampa, foi contemplado no Edital SEDAC 05/2019 FAC Pró-Cultura RS, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, onde foi classificado em 1º lugar na finalidade Produção de Longa-metragem.
Este documentário foi realizado em 13 cidades do Estado do Rio Grande do Sul, situadas no Bioma Pampa: Alegrete, Bagé, Barra do Ribeiro, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Porto Alegre, Quaraí, Santa Maria, Sant’Ana do Livramento, São Borja, São Miguel das Missões, Tapes e Uruguaiana.
Os personagens santanenses que fazem participação no filme são: Tau Golin, professor e historiador; José Maria López Mazz, arqueólogo e antropólogo; Maria Leci Vieira Vaqueiro, Associação

(Foto: Divulgação)

Remanescentes de Quilombo Ibicuí da Armada; Vicente de Paulo Silveira Willes, agricultor familiar do Assentamento Liberdade no Futuro; Otílio Rodrigues de Almeida, agricultor familiar do Assentamento Liberdade no Futuro; Carmen Willes Vedovatto, professora aposentada, Assentamento Liberdade no Futuro; Márcio Zamboni Neske, professor universitário e especialista em Desenvolvimento Rural; Sipriano César Silva Pires, apicultor, membro da Associação Santanense de Apicultores; Maria Virgínia Albornoz Ferreira, diretora comercial da Casa Albornoz; Rosi de Lima Costa, agricultora familiar, Assentamento N. Sra. da Conceição Torrão e Paulo Adão Teixeira Costa, tropeiro, Quilombo Ibicuí da Armada em Sant’Ana do Livramento.
A película é uma produção da ATAMA FILMES estabelecida em 2012, na cidade de Porto Alegre – Brasil, dedicada à produção de TV e Cinema, é focada em conteúdos inspiradores, documentais ou ficcionais, procurando promover a integração entre a equipe e os colaboradores envolvidos, na busca da diversidade e excelência.

NO AR
Rádio RCC