ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Prefeitura anuncia trabalho para ampliar escolas cívico-militares em Livramento

Anúncio se deu depois de reunião da prefeita, secretário com coordenador do projeto no RS
A reunião contou com a presença do secretário Matheus Medina, da prefeita Ana e do coordenador Marcelo Borella - Foto: Divulgação/Ascom

A prefeita Ana Tarouco (PL) manifestou a intenção do Governo Municipal para manter a modalidade cívico-militar da Escola Municipal João Souto Duarte em Sant’Ana do Livramento. O anúncio foi feito pela mandatária em uma reunião realizada, no final da semana passada, com o secretário de Administração, Matheus Mendina, e o coordenador das Escolas Cívicos-Militares no Rio Grande do Sul, Marcelo Borella.

Ana destacou que não quer apenas garantir a manutenção da Escola Cívico-militar já existente, mas que buscará, nos próximos meses, uma ampliação do projeto na cidade. Inaugurada em 2021, a Escola Municipal Cívico-Militar João Souto Duarte, faz parte do modelo federal, que deve ser descontinuado nos próximos meses. O educandário vem recebendo melhorias nos últimos meses, com gestores e monitores trabalhando no contraturno, oferecendo atividades os alunos.

Na semana passada, o governador Eduardo Leite (PSDB) garantiu a manutenção das escolas no modelo estadual, uma vez que considera um avanço na área com a implementação do projeto. A forma como o município deve estabelecer a continuidade da modalidade ainda não foi confirmada pela Secretaria Municipal de Educação.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.