qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

PALAVRINHAS MÁGICAS

Quando os filhos se tornam adultos é comum fazer-se um balanço. Ao observar o comportamento dos herdeiros fazemos um comparativo entre aquilo que tentamos lhes ensinar por anos a fio para eles usarem no cotidiano.
Pais e mães praticam à exaustão o exercício da repetição. Parece que, assim que dormem, eles deletam tudo que ensinamos ou tentamos ensinar desde o despertar. Fruto da repetição e já crescidos costumam citar com bom humor os ditados usados como instrumento de convencimento.
As consagradas “palavrinhas mágicas” – como “obrigado”, “por favor”, “desculpe” e “por gentileza”, entre outras – atravessam gerações na tentativa coletiva e atemporal de tornar futuros adultos minimamente educados. Não tenho netos, mas imagino a dificuldade desta “educação oral” em tempos de tablets, celulares, inteligência artificial e tecnologia onipresente.
Entre as inúmeras tarefas desta missão de educar, ensinar humildade é a mais desafiadora. Afinal, vivemos em um mundo de ostentação, de busca incessante de visibilidade através do uso das redes sociais.
As telinhas multicoloridas massivamente exibem momentos felizes vivenciados em lugares paradisíacos na companhia de pessoas eufóricas, saudáveis, lindas e sorridentes. Tudo perfeito… não fossem os ilimitados recursos de melhorias que incluem o emprego de filtros, de truques de luz e manipulação de imagens graças à parafernália interminável de ferramentas corretivas capazes de criar cenários outrora impossíveis de imaginar.
Voltando ao desafio da educação dos filhos, o pedido de desculpas é de longe o mais complexo. Adepto da teoria de que é preciso dar o exemplo de acordo com as cobranças que faço aos meus sucessores, jamais me furtei à prática de olhar fixamente em seus olhos e dizer:
– Me desculpe. Eu não deveria ter feito isso. Errei e peço que me desculpe.
Fiz isso inúmeras vezes. E confesso que não me arrependo. Meus filhos aprenderam o ensinamento que para muitos soa pouco razoável. Isso, talvez, seja decorrência da falta de humildade que campeia mundo afora.
Ser discreto, humilde e cioso dos preceitos da boa educação é um desafio gigantesco. Mas vencê-lo constitui uma vitória que pais e mães sorvem com profunda felicidade.

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Por Deputado Zucco: Nota do Líder da Oposição ao Presidente Jair Bolsonaro

  Presidente Bolsonaro, receba neste momento tão difícil toda a nossa energia, nossas orações e a nossa força. Saber do seu diagnóstico, depois de noites de sofrimento, de vômitos, soluços, falta de ar, pressão baixa, nos parte o coração. Mas também nos move a reforçar ainda mais o quanto o senhor é amado e respeitado por milhões de brasileiros. A

Senador Hamilton Mourão cumpre agenda no Rio Grande do Sul com visitas institucionais e encontros em Canoas e Porto Alegre

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) estará em agendas oficiais nos dias 18 e 19 de setembro, passando pelos municípios de Canoas e Porto Alegre. As atividades envolvem visitas a empresas, instituições sociais e de ensino, além de encontros com representantes de órgãos municipais.   Dia 18 de setembro – Canoas   A agenda se inicia às 14h, com visita à

Seminário resgata a memória dos Lanceiros Negros em Porto Alegre

No próximo dia 18 de setembro, às 14h, a sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) será palco de um importante evento cultural e histórico: o Seminário Lanceiros Negros. A atividade tem como objetivo promover a reflexão sobre o papel dos Lanceiros Negros na história da Revolução Farroupilha e sua relevância para a identidade