ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

“A intenção é promover um ambiente cultural”, diz Leonardo sobre Mês Farroupilha

Leonardo Soares presidente da Comissão dos Festejos Farroupilha. Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (24), Leonardo Soares, presidente da Comissão dos Festejos Farroupilha, explicou como será a realização do mês farroupilha e destacou a importância do município retornar ao protagonismo tradicionalista do estado. 

O Mês Farroupilha acontecerá entre os dias 3 e 20 de setembro, até o dia 14 serão promovidas atividades tradicionalistas na Chácara da Prefeitura, como rodeios, tiro de laço, provas campeiras, shows e bailes, não serão cobradas taxas ou ingressos. A Comissão estuda que a entrada seja 1kg de alimento não perecível nos dias 9 e 10 de setembro. Posteriormente inicia a programação de caseiradas durante o dia dentro da Chácara da Prefeitura, e à noite nas entidades tradicionalistas que realizarão as suas atividades normalmente.

Sobre o acampamento, Leonardo explica que será cobrado uma taxa de R$50,00 para cada entidade, CTG ou Piquete, que servirá de auxílio para custear a manutenção da Chácara. Também, serão cedidos espaços, de forma gratuita, para a comercialização de produtos ou alimentos.

Leonardo ainda destacou que uma das intenções da realização do evento é recuperar um protagonismo regional, “Precisamos mobilizar toda a comunidade pra que de fato a gente reconquiste aquele espaço de referência que nós já tivemos ao longo de anos no Rio Grande do Sul, que a gente consiga reafirmar que Santana de fato é uma terra tradicionalista, que aqui temos toda a tradição gaúcha, que nós possamos ser vinculados nesse cenário tradicionalista estadual, que infelizmente hoje Santana não está sendo vinculada. A gente tem um trabalho cultural, artístico e campeiro muito forte na cidade e que precisamos nos apropriar dessas potencialidades e colocar para fora mostrando para o Estado e toda a região que Santana de fato é tradicionalista”, aponta o presidente.

Ao longo da semana será divulgado nas redes sociais como será a organização para reservar espaço para acampamento e comercialização de alimentos.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.