qua, 4 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Servidores devem ganhar vale-alimentação durante licença-maternidade, propõe Executivo

Atualmente servidores não tem direito ao benefício durante licença
Foto: Ilustrativa

O prefeito em exercício de Sant’Ana do Livramento, Evandro Gutebier (Republicanos), encaminhou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, onde sugere que servidoras municipais possam receber o vale-alimentação enquanto estão em licença-maternidade. O texto foi protocolado nesta terça-feira (18).

Atualmente a legislação estabelece que “não será concedido vale-alimentação” aos empregados ou servidores que sejam afastados em virtude de licença-maternidade. Além disso, a mesma proposta estebele que “será devido o vale-alimentação aos servidores e empregados que estiverem em gozo de licença-paternidade, licença adotante, licença prêmio, licença nojo, licença gala, licença especial para aposentadoria, licença por acidente de trabalho e licença para tratamento de saúde”.

“As hipóteses de cabimento do pagamento do vale-alimentação elencadas no projeto de lei visam propiciar a dignidade ao funcionário público que diuturnamente atende nossa população durante afastamentos provocados por questões envolvendo situações delicadas, tais como filiação, luto e doença, sendo questão de humanidade a continuidade do percebimento do beneficio pelos servidores durante tais afastamentos”, justificou Gutebier.

Para vigorar, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores.

Churrasco festivo

A Paróquia Santa Terezinha convida toda a comunidade da Fronteira para um “churrasco festivo” no dia 8 de dezembro. O cardápio, além do churrasco, oferecerá saladas diversas. O evento será no salão da igreja, na Rua Duque de Caxias. 574, a partir das 12h. Cada convite custará R$ 40,00 e os interessados poderão comprá-lo diretamente na paróquia.

📸 Rodrigo Savedra

Lorenzoni lamenta falta de plano de desenvolvimento que garanta competitividade, empregos e melhores salários

O plenário da Assembleia Legislativa votou e aprovou na tarde desta terça-feira, o PL 357/2024, que reajusta o piso salarial regional no RS. Foram 40 votos pela aprovação e três votos contra, dos deputados Rodrigo Lorenzoni, Felipe Camozzato e Guilherme Pasin. Com a aprovação do PL do governo RS, as empresas privadas, empreendedores e contratantes deverão reajustar em 5,25% o

Deputado Federal Zucco se encontra com Jojo Todynho

Nesta terça-feira (3), tive a alegria de conhecer Jojo Todynho, uma artista que vem experimentando na pele o que é lutar contra o sistema. Manifestei meu total apoio e solidariedade a ela por essa campanha de cancelamento nas redes sociais pelo fato de se declarar de direita. Reforcei o convite que fiz para que Jojo fale na Comissão de Constituição