qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

DIREÇÃO E EDUCAÇÃO

O trânsito é ambiente onde as pessoas mostram o que realmente são. A frase, surrada, resume o que se enxerga nas ruas, avenidas e rodovias Brasil afora. Ficar ao volante desperta nos humanos os instintos mais primitivos como diria aquele ex-deputado. Cidadãos pacatos ficam raivosos, transformando o veículo em armas letais.
Este é um fenômeno antigo que se intensifica com nuances de modernidade. O uso do celular turbinou a desatenção. A tela iluminada é um apelo irresistível. Não importa a situação do trânsito. Acessar mensagens, redes sociais ou documentar uma cena das ruas é rotina para muitos motoristas.
A questão educacional há muito tempo é pauta de acalorados debates por décadas. Metodologia, “patronos”, sistemas e conteúdos suscitam intermináveis congressos, encontros, seminários, colóquios e todo tipo de encontro sem que tenhamos uma solução eficiente.
A modernização da grade curricular é um sonho distante, talvez inatingível. Conteúdos como educação financeira, trânsito, ecologia e saúde – entre outros – são sugestões onipresentes, mas que não sensibilizam os responsáveis pelos destinos de futuras gerações.
No trânsito é chavão dizer-se que é preciso centralizar os investimentos nos futuros motoristas, já que atualmente se vê apenas potenciais infratores que dirigem com menor ou menor letalidade. A falta de educação nas ruas, avenidas e rodovias é uma epidemia generalizada que ignora faixa etária e classe social.
O uso da buzina é um dos exemplos típicos do descompromisso dos gaúchos com o mínimo de civilidade na direção. Duvido existir Estado onde o ruído que denota irritação e  fúria seja tão empregado. Afinal, é preciso mostrar a todos a nossa inconformidade motivada por uma “fechada” ou manobra brusca sem aviso prévio.
Quando flagro um condutor distraído, daqueles que trocam de pista conforme o humor vigente, costumo brincar:
– Este motorista só lembra de usar o pisca-pisca no Natal!
Também gosto de observar aqueles que fazem ziguezagues frequentes, dando a impressão de serem os únicos do trânsito. Nestes casos imagino que eles só utilizam o espelho retrovisor para pentear o cabelo, retocar a maquilagem ou espremer alguma espinha no rosto. Para não enfartar só mesmo com bom humor!
Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso

  O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com