Desembarcou na manhã desta quinta-feira (6), na Estação Férrea de Sant’Ana do Livramento, o trem modelo “VLT Prosper” da Giordani Turismo, dando início a mais uma etapa deste projeto.
Durante Coletiva de imprensa, os do empreendimento que a partir desta data passa a operar no município foram apresentados por Leonardo Giordani, diretor executivo, Susana Giordani, diretora geral e Andreia Zucchi, diretora administrativa.
Mais de dez anos separam a ideia dos gestores da empresa, com sede em Bento Gonçalves (responsável pela operação do passeio Maria Fumaça – Trem do Vinho), da concretização e início da operação em Sant’Ana do Livramento. “Fomos muito resilientes em todo o processo pois acreditamos que o “Trem do Pampa” é um projeto que vai agregar valor à toda a região, contribuindo com o desenvolvimento do enoturismo, além de apresentar mais uma opção aos turistas que buscam o destino para compras. Já teríamos desistido se de fato não acreditássemos no potencial”, afirma Andréia Zucchi, diretora administrativa da Giordani.
Há mais de dois anos a empresa já está presente na cidade, realizando roçada e manutenção nos trilhos e dormentes da via férrea. O processe de reforma e melhorias estruturais na Estação Férrea de Livramento foi encerrado recentemente, o local será usada como bilheteria e área de acesso à plataforma de embarque do passeio.
De acordo com a Giordani Turismo, a próxima etapa será a Estação Palomas, também utilizada pelo passeio, que será reformada. A expectativa é que em operação o “Trem do Pampa” gere 70 vagas de emprego, diretas e indiretas.
Uma viagem pela nossa querência
Os passeios serão apenas nos sábados, em dois horários. O primeiro com saída às 14h (sentido Sant´Ana do Livramento / Palomas), visitação à Vinícola Almadén e retorno de ônibus até a Estação Férrea de Livramento.
O segundo horário parte de ônibus da Estação de Livramento, às 13h30, faz a visita na Vinícola Almadén e em seguida embarca no Trem do Pampa na Estação Palomas, finalizando o passeio de volta à Estação Livramento.
Cada horário recebe até 100 passageiros e os roteiros tem duração aproximada de 2h30, sendo 1h10 à bordo do trem. O valor do passeio, é R$ 135, por pessoa, crianças até 5 anos, no colo, são isentas.
Inspirado no formato de sucesso do “Trem do Vinho” que completa 30 anos de passeios em 2023, o passeio “Trem do Pampa” vai ter como tema a cultura gaúcha e os encantos do Pampa, com atrações musicais e culturais, apresentadas por artistas locais dentro do trem, nos vagões batizados de “Tannat” e “Cabernet”.
Durante os vinte quilômetros que separam as Estações Livramento e Palomas o passageiro vai conhecer mais sobre a história e cultura local, observar a paisagem única do Pampa, contemplar o cartão postal da cidade que é o Cerro de Palomas, apreciar os parreirais em forma de espaldeira, e conhecer o terroir da região através da degustação, à bordo. Serão oferecidos vinhos das variedades Cabernet Franc, Gewurztraminer e suco de uva, produzidos na unidade local da Almadén, da Miolo Wine Group. A visitação ao primeiro free shop de vinhos brasileiros da empresa também está inclusa no bilhete do passeio.