seg, 13 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Projeto que obriga prefeito, vice e vereadores a realizarem exame toxicológico é apresentado na Câmara

Texto estabelece que em caso positivo, o agente público será impedido de desempenhar as suas funções
Foto: Yuri Cardoso/AP

Foi protocolado na Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira (04), um projeto de lei (PL) que obriga vereadores, prefeito, vice-prefeito, secretário municipais e o procurador-geral a realizarem exame toxicológico para exercerem cargos públicos em Sant’Ana do Livramento. A proposta é de autoria do vereador Enrique Civeira (PDT).

De acordo com o texto, os agentes públicos deverão realizar o exame, que servirá como requisito prévio para assumirem e desempenharem as suas funções. A janela de detecção será de 120 dias, caso o projeto seja aprovado. Em caso de resultado positivo, é direito do interessado solicitar contraprova mediante a realização de um novo exame, bem como solicitar sigilo das informações.

O PL diz ainda que, “o resultado positivo no exame, não informado a contraprova ou não justificado, acarretará o impedimento da posse do eleito e o exercício das atribuições do cargo”. Os agentes políticos que se negarem a realizar o exame serão impedidos de desempenharem suas funções.

Agora, o texto passará pelas Comissões Permanentes da Casa Legislativa, sendo a primeira a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para dar o parecer pela constitucionalidade ou não da matéria.