qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Ministro Paulo Pimenta fala em revisão da tabela SUS e confirma vinda a Livramento

Em entrevista à RCC FM, um dos braços direito de Lula fala sobre temas ligados a Sant’Ana do Livramento
Ministro Paulo Pimenta (Foto: Divulgação/Palácio do Planalto)

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou que a intenção do governo Lula é rever os valores da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). A afirmação foi feita pelo petista durante entrevista ao vivo à Rádio RCC FM, na manhã desta sexta-feira (30), minutos antes de embarcar com o presidente ao Rio Grande do Sul. É a primeira vez de Lula no Estado, no terceiro mandato.
Pimenta relembrou que atua com intensidade para garantir recursos ao hospital Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, destacando que tem destinado verbas para a instituição. Questionado sobre a defasagem da tabela SUS, ao longo dos últimos anos, o ministro falou sobre o processo para essa revisão.
“Nós queremos fazer um plano de revisão desses valores que estão muito defasados. A PEC do teto de gastos, durante vários anos, não permitiu a ampliação dos recursos para a saúde, educação e assistência social, e isso acabou penalizando, especialmente as pessoas de menor poder aquisitivo. Nós queremos votar o novo arcabouço fiscal para retomar o debate sobre a revisão dos recursos do SUS e, com isso, a revisão da nova tabela”, contou.
Além disso, Pimenta garantiu que estará em Livramento na última semana de julho, quando acontece mais uma edição do Fronteira – Festival Binacional de Enogastronomia. Um dos temas citados por ele foi a binacionalidade do aeroporto de Rivera que, em suas palavras, está decidida. “Existe uma decisão. Nós queremos, o Uruguai quer e todas as tratativas estão sendo encaminhadas neste sentido. Eu quero ir a Livramento no Festival Binacional de Enogastronomia. Com certeza a gente quer, até lá, teremos novos anúncios para Sant’Ana do Livramento”, finalizou.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa

Judicialização da política é alvo de crítica: “O STF tem sido provocado por partidos que instrumentalizam a Justiça”, diz líder da oposição

Em coletiva concedida após a reunião de líderes da Câmara dos Deputados, o líder da oposição, deputado federal Zucco (PL-RS), reforçou a crítica sobre a crescente judicialização da política brasileira, destacando a preocupação com o uso recorrente do Supremo Tribunal Federal (STF) como instância de pressão política por parte de partidos. “É contraditório reclamar da atuação do STF, quando são