qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Mainardi apresenta projeto de Lei que reconhece fibromialgia como deficiência

Na manhã desta segunda-feira (26), o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) apresentou um projeto de Lei, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para reconhecer as pessoas com fibromialgia como deficientes.

“Fibromialgia é uma doença que tem uma centena de sintomas muito desgastantes para quem a porta, então é de extrema importância que as pessoas com a doença sejam consideradas deficientes, assim, poderão ter acesso aos programas, benefícios e tratamentos especiais destinados às pessoas com deficiência, previsto na legislação estadual.”, afirmou Mainardi.

No último sábado (24), o deputado recebeu da presidente da Fibrobagé, Associação das Pessoas com Fibromialgia de Bagé e Região, Nívea Marques, o pedido para a inclusão das pessoas como fibromialgia no rol de deficiências na legislação estadual.

“Está é uma vitória para quem lida com a doença. A fibromialgia é uma síndrome que afeta o sistema musculoesquelético causando dor crônica e generalizada, acompanhada de outros mais de 100 sintomas. Mas nem todos os atendimentos com profissionais e medicamentos têm sido disponibilizados a contento. Considerar a fibromialgia como deficiência, para todos os efeitos legais, obriga o Sistema Único de Saúde a fornecer gratuitamente medicamentos para tratar a doença.”, afirmou Nívea Marques.

Por Deputado Zucco: Nota do Líder da Oposição ao Presidente Jair Bolsonaro

  Presidente Bolsonaro, receba neste momento tão difícil toda a nossa energia, nossas orações e a nossa força. Saber do seu diagnóstico, depois de noites de sofrimento, de vômitos, soluços, falta de ar, pressão baixa, nos parte o coração. Mas também nos move a reforçar ainda mais o quanto o senhor é amado e respeitado por milhões de brasileiros. A