qua, 14 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Mainardi apresenta projeto de Lei que reconhece fibromialgia como deficiência

Na manhã desta segunda-feira (26), o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) apresentou um projeto de Lei, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para reconhecer as pessoas com fibromialgia como deficientes.

“Fibromialgia é uma doença que tem uma centena de sintomas muito desgastantes para quem a porta, então é de extrema importância que as pessoas com a doença sejam consideradas deficientes, assim, poderão ter acesso aos programas, benefícios e tratamentos especiais destinados às pessoas com deficiência, previsto na legislação estadual.”, afirmou Mainardi.

No último sábado (24), o deputado recebeu da presidente da Fibrobagé, Associação das Pessoas com Fibromialgia de Bagé e Região, Nívea Marques, o pedido para a inclusão das pessoas como fibromialgia no rol de deficiências na legislação estadual.

“Está é uma vitória para quem lida com a doença. A fibromialgia é uma síndrome que afeta o sistema musculoesquelético causando dor crônica e generalizada, acompanhada de outros mais de 100 sintomas. Mas nem todos os atendimentos com profissionais e medicamentos têm sido disponibilizados a contento. Considerar a fibromialgia como deficiência, para todos os efeitos legais, obriga o Sistema Único de Saúde a fornecer gratuitamente medicamentos para tratar a doença.”, afirmou Nívea Marques.

Uruguay decretó 3 días de duelo por el fallecimiento de José “Pepe” Mujica

En instituciones públicas el pabellón nacional deberá ser izado a media asta Como es de público conocimiento en la jornada de este martes 13 de mayo del corriente año, falleció el ex presidente de la República Oriental del Uruguay en el período 2010-2015, José “Pepe” Mujica. Por tal motivo la Presidencia uruguaya decretó duelo nacional durante 3 días (14, 15