sex, 24 de outubro de 2025

Alunos da Escola Dr. Sílvio Ribeiro participam do Programa Galpão Crioulo da RBS TV

Atividade faz parte do projeto “Raízes e Tradições Gaúchas” onde a cada ano a escola trabalha diferentes aspectos da nossa cultura com seus alunos
Programa foi gravado em Porto Alegre (Foto:Divulgação)

A Escola Estadual Dr. Sílvio Ribeiro trabalha durante todo o ano com seus alunos a cultura do Rio Grande do Sul através do Projeto “Raízes e Tradições Gaúchas” onde são escolhidos aspectos que marcam a nossa identidade, usos e costumes, para serem trabalhados em sala de aula. Neste ano, a escola segue a temática proposta pelo MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho ) para os festejos farroupilhas de 2023 “Minha Gaita Conta a História” e desenvolve com os alunos do terceiro ano o projeto “Nas Trilhas do Cancioneiro Gaúcho”.
Segundo a professora Cibele Shervensquy, idealizadora e coordenadora do projeto que já existe há 5 anos na escola, os alunos escolheram 12 artistas que representam bem o cancioneiro gaúcho e estão produzindo matérias tanto em fotos, como é o caso do mural permanente na escola, quanto entrevistas em vídeos, que serão apresentadas na escola durante a Semana Farroupilha deste ano. “O projeto ganhou uma proporção muito bonita e nós fomos convidados pelo Giovani Grizotti a ir no Galpão Crioulo, onde os alunos puderam entrevistar o Neto Fagundes e participar do programa. Além disso, também recebemos o convite da SEDUC (Secretaria Estadual de Educação) onde fomos recebidos pela Secretária Raquel Teixeira”, destacou a professora .
Sibele destaca que o projeto faz parte da grade curricular do novo ensino médio, sendo trabalhado na Disciplina de Comunicação. “Eles escolheram tudo, desde o roteiro aos artistas homenageados. No final, eles pedem para que cada um dos entrevistados indique uma música para compor as doze trilhas que as alunas irão apresentar na Rádio Querência em setembro”.
Segundo a professora, já foram entrevistados músicos como Gildinho, do Grupo Os Monarcas; Paulinho Bombassaro, do Tchê Barbaridade; Francisco Desidério Alves Corrêa, do Grupo Chiquito e Bordoneio, além de Neto Fagundes. “Todo esse material gravado em vídeo vai ser apresentado em setembro na nossa Semana Farroupilha e pelo que nós sabemos, inclusive, a Secretária Estadual de Educação Raquel Teixeira virá ao município participar dessa apresentação”.
Os alunos que participam do projeto são os seguintes: Cintia Soares Gomes, Giovana Gomes, Gricielle Castro, Natália de Araújo, Maria Eduarda Cigaran, Emilly Michele Nunes, Érika Fagundes Vieira, Grazielly de Ávila, Suianny de Ávila e Guilherme Xavier. Além da coordenadora, professora Cibele Shervensquy e a colaboração das professoras: Cilene Duarte, Sandra Nobre e Andréia Aires.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios

Por deputado Zucco: Nota Oficial do Líder da Oposição – Dep. Luciano Zucco (PL-RS)

  “Defender traficante é o fim de tudo.” A fala do presidente Lula, ao afirmar que “traficantes são vítimas dos usuários”, é mais um retrato de um governo completamente desconectado da realidade e que insiste em inverter os valores morais e jurídicos da sociedade brasileira. Defender traficante é o fim de tudo. Enquanto o país enfrenta uma escalada de violência,