seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Operação Comunidade desmonta tráfico de drogas na Vila Santa Clara

Mais de 30 agentes da Polícia Civil atuaram na ação, com apoio do Canil da Brigada Militar
Foto: Fabian Ribeiro/AP

Na tarde da sexta-feira (23), a Polícia Civil, por meio de mais de 30 agentes de Sant’Ana do Livramento, Quaraí e Rosário do Sul com apoio do Canil da Brigada Militar, deflagrou a operação Comunidade, visando reprimir a prática do tráfico de drogas na rua Argemiro Simões, na Vila Santa Clara.

A operação resultou cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, com cinco presos, além de drogas e celulares apreendidos. De acordo com a delegada titular Giovana Muller, os presos não possuem ligação com facções. “A nossa investigação é focada na questão dos pontos de tráfico que têm ali. Não têm vinculação com os homicídios que ocorreram e que estão sob investigação. A questão de facções, neste momento, não é o foco”.  Ela mencionou os pedidos da comunidade para um maior policiamento na região. “São os pedidos da comunidade sobre os diversos pontos [de tráfico] que têm ali”, explicou.

A mulher e os cinco homens presos já possuem antecedentes criminais ligados ao tráfico de entorpecentes, incluindo homicídio, e são conhecidos na comunidade. “Não foram encontradas armas, até porque ali é um local de pouca armazenagem, justamente para evitar a alegação de tráfico. Frequentemente a Brigada Militar aborda usuários e traficantes e a pouca quantidade encontrada é usada para alegar uso pessoal”, disse a delegada responsável pela operação. 

A partir desta operação, a Polícia Civil pretende concluir, junto à Justiça, as demais investigações relacionadas aos presos.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.