qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Opinião: Transformando crises em oportunidades

Soraia Hanna - Jornalista, especialista em reputação e sócia-diretora da Critério - Resultado em Opinião Pública
Soraia Hanna - Foto: Karine Viana

Crises de imagem podem surgir a qualquer momento e com qualquer um. Seja por uma declaração equivocada, turbulências financeiras ou ações de terceiros, o risco de instabilidade está sempre presente. O impacto na reputação varia, deixando cicatrizes ou até mesmo passando despercebido. A chave para isso está na prevenção e na reação. Em todos os casos, um fator é essencial: atitude.

Identificar problemas potenciais antes que a crise ocorra é crucial. Ao mapear vulnerabilidades e preparar planos de contingência, as organizações adquirem condições de controlar as questões desde a raiz e encarar adequadamente os desafios. E, lá adiante, a resposta tem o poder de mudar o jogo: constrói confiança, o que é fundamental para preservar a reputação. A sociedade exige autenticidade, verdade, empatia e atenção das marcas e líderes.

A resposta à crise requer ação genuína, com medidas efetivas capazes de virar o jogo. Porém, não se pode agir de forma intuitiva: é necessária uma comunicação especializada em gestão de imagem. A profissionalização garante ações consistentes e contribui para o acúmulo de reputação. Que fique claro: uma crise vai muito além de questões legais, comerciais ou institucionais. O tempo dos tribunais é um; o da opinião pública, outro. 

E lembre-se: se você não contar sua história, alguém o fará. Nessa nova era, em que todos são influenciadores, controlar a narrativa é extremamente desafiador. Mas é possível buscar algum nível de domínio, agindo de forma planejada e somando esforços de todas as áreas. 

Quando a crise chegar — e ela chegará! —, reforce sua essência, retome o que realmente lhe é caro, com verdade e retidão. Busque o equilíbrio: nem supervalorize, nem subestime. O sucesso está na organização, no repertório dos encarregados para gerir o problema, na capacidade do líder de ouvir e confiar. 

Amparado em informações e análises consistentes, tome decisões e faça as escolhas certas. Como disse Epicuro, “os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e às tempestades.”  Portanto, preparados, encaremos o mar.

 

La Policía Comunitaria fortalece el vínculo con la comunidad en Rivera

La sub-comisario Laura Olivera, referente de la Policía Comunitaria Orientada a Problemas (PCOP) de Rivera, destacó la importancia de la creación de esta unidad que trabaja con el apoyo del comando de Jefatura de Policía de Rivera Olivera explicó que entre las principales funciones de la PCOP se encuentra la de trabajar como articuladora, generando un puente entre la comunidad