seg, 20 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Exército realiza exercício de adestramento da tropa nas ruas

Foto: Marcelo Pinto/AP

Iniciou na madrugada do último domingo (18), a Operação Cargueiro que está sendo realizada pelo 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado (7º RC Mec).

A Operação que conta com a participação de militares das Unidades Militares da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), está ocorrendo na zona urbana de Sant’Ana do Livramento e se estenderá até quarta-feira (21).

De acordo com o comandante do sétimo, coronel Rafael Polinício Lanza Braga, este é um exercício previsto no calendário de instruções anual do exército, e para esta ação conta com a participação de aproximadamente 300 militares das cidades de Bagé e São Gabriel também.

Comandante do sétimo coronel Rafael Polinício Lanza BragaFoto: Debora Castro/AP

 

“É um exercício de pelotões e esses seis pelotões que estão participando, eles estão passando por oficinas e atividades relacionadas a Garantia da Lei e da Ordem. É uma das missões constitucionais do exército brasileiro. E essa atividade está muito dinâmica e nós estamos utilizando com autorização dos órgãos públicos e também de alguns locais privados, algumas áreas como o DAE, o antigo Frigorifico do Armour. São áreas que nos possibilitam uma grande possibilidade de adestramento, então estamos nos preparando para uma eventual situação que venha a ocorrer. É um exercício, que fique bem claro”, destacou o comandante.

Ainda segundo coronel Braga, a intenção é tornar o exercício mais real possível e para isso está utilizando as principais vias do município.
“Tudo num ambiente controlado, de plena segurança, não tivemos nenhum problema até o presente momento. O exercício iniciou no domingo, às 13h e tem previsão de encerramento na quarta-feira no final do dia. As atividades ocorrerão nos períodos diurno e noturno, com a colaboração também dos órgãos de segurança pública, Policia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal de Trânsito”, explicou.

 

Garantia da Lei e da Ordem

De acordo com o Ministério da Defesa, as Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), são realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República em casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública e em graves situações de perturbação da ordem.

“Reguladas pela Constituição Federal, em seu artigo 142, pela Lei Complementar 97, de 1999, e pelo Decreto 3897, de 2001, as operações de GLO concedem provisoriamente aos militares a faculdade de atuar com poder de polícia até o restabelecimento da normalidade.
Nessas ações, as Forças Armadas agem de forma episódica, em área restrita e por tempo limitado, com o objetivo de preservar a ordem pública, a integridade da população e garantir o funcionamento regular das instituições.
A decisão sobre o emprego excepcional das tropas é feita pela Presidência da República, por motivação ou não dos governadores ou dos presidentes dos demais Poderes constitucionais”.

APAE de Sant’Ana do Livramento convoca Assembleia Geral Ordinária para eleição da nova diretoria

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sant’Ana do Livramento divulgou o edital de convocação para a Assembleia Geral Ordinária, que será realizada no dia 21 de novembro de 2025 (sexta-feira), na sede da entidade, localizada na Rua Vasco Alves, nº 434. O encontro está marcado para as 17h, em primeira chamada, e 17h30, em segunda chamada.

Por Abdon Barretto Filho: Abdon Barretto Filho foi indicado como finalista do Digital Transformation Awards 2025

Abdon Barretto Filho é Economista, Mestre em Comunicação Social especializado nas aplicações da Economia, Comunicação e Marketing nas Cidades (City Marketing), Empresas e Entidades, incluindo a Economia do Turismo, Marketing Turístico, Marketing de Relacionamento, Desenvolvimento de Novos Negócios, entre outras atividades. Nascido na Bahia e radicado no Rio Grande do Sul desde 1983, tem contribuído nos setores privados e públicos,

Por Jerônimo Goergen: O fortalecimento do setor cerealista brasileiro

  O setor cerealista brasileiro vive um novo momento. De Norte a Sul do país, empresas que atuam na originação, armazenagem, beneficiamento e comercialização de grãos consolidam seu papel estratégico dentro do agronegócio nacional. Depois de anos lutando por reconhecimento e condições justas de concorrência, o segmento conquistou um espaço que há muito tempo merecia ocupar. Tivemos avanços significativos. Um