qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

SME entrega kits de primeiros-socorros para as escolas da rede municipal

Além dos equipamentos, profissionais da educação receberam treinamento
A entrega dos equipamentos aconteceu no auditório da Unipampa (Foto: Yuri Cardoso/AP)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) entregou, nesta semana, um kit de primeiros-socorros para todas as escolas da rede municipal de ensino. Além disso, foram entregues os certificados para os profissionais da educação que realizaram o treinamento para utilizarem os materiais nos educandários, caso necessário. A entrega aconteceu na sede da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e contou com a presença da prefeita Ana Tarouco (PL), da secretária municipal de Educação, Elisangela Duarte e do vereador Leandro Ferreira (PT).
A secretária considerou um momento de grande alegria a entrega dos kits. “O intuito da rede municipal é capacitar 100% da rede. Para que a gente tenha certeza que em qualquer momento em que aconteça alguma coisa, uma criança não vai deixar de ser atendida por não ter uma pessoa capacitada no momento”, comentou. O investimento pela municipalidade se deu com base na Lei Federal “Lucas”, de 2018. “No ano de 2022, nós começamos a trabalhar e procuramos alguém para ministrar a capacitação”, contou Elisângela.
“Eu avalio de forma muito positiva. A nossa educação municipal vinha parada há muito tempo. Com a função da pandemia as coisas ficaram mais paradas e nós, de 2021, para cá começamos a retomar não só as aulas presenciais, não só a recuperação do aprendizado, mas tudo que envolve a educação, tudo que envolve a segurança e o desenvolvimento das crianças e com certeza a capacitação dos profissionais e a estrutura para garantir o desenvolvimento é muito positivo para o nosso município como um todo”, finalizou a secretária de Educação.

LEI LUCAS

A Lei 13.722/18, denominada lei “Lucas”, foi sancionada no dia 04 de outubro de 2018. Essa lei obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros-socorros.
Lucas Begalli, foi uma criança de 10 anos de idade que perdeu a vida em um passeio escolar. O motivo foi uma asfixia mecânica. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche.
A vítima não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada pois não havia profissionais qualificados neste tema em sua escola. A lei foi criada com a tese de que essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo e treinamentos periódicos pelas pessoas responsáveis pelo evento.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.