qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Conferência Estadual de Turismo formata plano para o setor

Evento aconteceu no Recanto Maestro e contou com a presença do vice-governador
O evento reuniu 370 pessoas no hotel Recanto Maestro, em Restinga Seca (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

A semana foi de muito trabalho para um grupo de 370 pessoas na 2ª Conferência Estadual do Turismo (Confetur) que aconteceu no Recanto Maestro, em Restinga Seca. O encontro reuniu representantes públicos e privados para traçar diretrizes para os próximos anos do setor turístico e iniciar a formatação da nova versão do Plano Diretor de Turismo, documento que será norteador dos investimentos do Rio Grande do Sul pelos próximos anos.

Vice-governador do RS, Gabriel Souza

O evento contou com a participação do vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB), que destacou que o governo vem fazendo investimentos no setor através do programa Avançar no Turismo, com a disponibilidade de R$ 196,9 milhões para obras em destinos espalhados pelo RS.
“Além dos aportes para a infraestrutura turística, as ações pela priorização da educação pública, a atenção especial à Primeira Infância e a qualificação da mão de obra certamente contribuirão com o turismo gaúcho”, destacou o vice-governador, durante a apresentação que fez no segundo dia da Conferência.
Ao Jornal A Plateia o vice-governador destacou a importância de Livramento para o setor. “É um dos maiores polos do turismo de compras do Brasil, então saibam que nós estamos muito comprometidos com essa pauta do turismo e vamos fazer muitos investimentos nesse governo que se inicia”, frisou.

Secretário de Estado, Vilson Covatti

Vilson Covatti, secretário estadual de Turismo explicou que os planos do governo estadual para o futuro do turismo gaúcho são ambiciosos e têm relação com o aumento da importância dentro da economia interna. “O Rio Grande do Sul vive um momento de virada de chave no segmento e nossa gestão tem a meta de dobrar o PIB do turismo de 4% para 8%”, afirmou.
Para o secretário, ao investir nos produtos e destinos do Estado, o governo também está melhorando a qualidade de vida da população que vive nos diferentes destinos turísticos que o Rio Grande do Sul tem em todas as regiões. “Investir em turismo é investir em segurança pública, em educação (ao capacitarmos nossa mão de obra), em saúde, na preservação do meio ambiente e da cultura”, explicou Covatti.
Quem também participou do encontro foi o

Roberto Argenta

empresário Roberto Argenta, proprietário do Recanto Maestro e presidente da Calçados Beira Rio S/A. Em entrevista exclusiva à A Plateia, ele destacou a importância da discussão que aconteceu no hotel. “É importante para o Recanto Maestro e para o Estado do Rio Grande do Sul. Eu coloquei (ao secretário) que nós temos que buscar muito mais voos de São Paulo para cá para atrair turistas para o nosso Estado. Tenho certeza que nós teremos bons resultados”, frisou.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.