qui, 18 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Fenovinos encerra com recorde de inscritos e alta genética em pista

Com 625 animais participantes de 12 raças, recorde em todos os tempos, a 35ª edição da Fenovinos fechou com grande sucesso. Com uma programação variada, não só a quantidade de animais chamou a atenção na pista do Parque Agrícola e Pastoril, em Uruguaiana (RS), durante os dias do evento, que integrou a programação da Expo Outono do município, mas também a qualidade genética dos exemplares apresentados nos julgamentos.

Conforme o superintendente suplente do Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Sérgio Muñoz, esta foi uma Fenovinos com muita qualidade e quantidade. “Se juntou nas mais diversas raças muito boa inscrição e na grande maioria delas grande qualidade também. De maneira geral foi muito bom e mostra a potencialidade da nossa genética”, observou.

O dirigente destacou a realização da Nacional do Poll Dorset, com grande número de animais e excepcional nível. Muñoz salientou que esta foi uma prévia para a próxima edição da Expointer, em Esteio (RS). “Nos dá a certeza que teremos na próxima Expointer um nível genético altíssimo”, destacou.

Para o presidente da Arco, Edemundo Gressler, esta foi uma exposição que contemplou todos os seus objetivos e cumpriu com tudo que se preparou para se fazer. “Uma mostra importante da ovinocultura em que as cabanhas levaram seus animais e as raças lá representadas mostraram qualidade genética, melhoramento e uma grande evolução. A 35ª Fenovinos foi realmente uma exposição muito importante e de grande destaque neste aspecto”, frisou.

Gressler também destacou que a organização foi muito elogiada, especialmente por aqueles que vieram de outros Estados e participaram do evento. O dirigente também reforçou a interação com a sociedade de Uruguaiana, que participou visitando, inclusive com a presença de escolas levando crianças para conhecer os animais. O presidente da Arco também referendou que os criadores já estão atentos com a próxima Expointer. “Os grandes campeões que ali passaram adquiriram seu passaporte de se apresentarem na próxima Expointer com grandes pretensões”, ressaltou.

Em negócios, nos três leilões realizados, o faturamento chegou a R$ 411,52 mil em vendas. O destaque ficou por conta da comercialização da Miss Ovelha, da raça Poll Dorset, pelo valor de R$ 22,4 mil. A 35ª edição da Fenovinos foi realizada pela Arco, Sindicato Rural de Uruguaiana e Casa da Ovelha de Uruguaiana. Para 2024, o local para a 36ª edição do evento já está definido, com realização no município de Santa Margarida do Sul.

Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

Lorenzoni e Camozzato oficiam MP de Contas sobre projetos do governo que reestruturam carreiras

Os deputados Rodrigo Lorenzoni (PL) e Felipe Camozzato (NOVO) protocolaram na tarde desta quarta-feira (17), no Ministério Público de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, ofício alertando o Procurador-Geral Ângelo Borghetti sobre possível manobra fiscal imprudente e gestão temerária por parte do governador Eduardo Leite.   A decisão de recorrer ao MPCRS foi tomada após os deputados conhecerem