qua, 14 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

Cidadão denuncia suposto desvio de função no DAE

Rogério Benites avalia que a Autarquia não poderia contratar empresa para calçar ruas da cidade

O cidadão Rogério Benites apresentou uma denúncia ao Ministério Público do Rio Grande do Sul por um suposto desvio de função no Departamento de Água e Esgotos (DAE).

De acordo a denúncia, o DAE informou a população santanense através do Jornal A Plateia que contratou empresa especializada em calçamento de ruas no valor de R$ 328.680,00 e que a equipe efetuará procedimentos de revitalização de vias. Rogério frisou ainda que, de acordo com o diretor de Planejamento e Estatística da Autarquia, Bruno Machado, o objetivo é buscar solução para os buracos em vias de Sant’Ana do Livramento.

“No Entanto, ao pesquisar no site do DAE, verifica-se que a missão do DAE é: ‘Prestar um serviço de qualidade à comunidade, com eficiência e rapidez, aproveitando nossa potencialidade que é a água, implementando um trabalho na busca da melhoria do saneamento básico, conscientizando a população que a arrecadação do DAE reverte-se em obras para a melhoria da saúde pública, sempre preservando o meio ambiente’. E que sua visão é: ‘Ser reconhecida como uma autarquia moderna, eficiente na distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto’”.

O denunciante aponta que no catálogo de serviços, não consta serviço de calçamento de vias. “Assim fica evidente, claro e concreto que a função do DAE é prestar serviço à comunidade de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto. E, que contratar empresa para calçar ruas, configura desvio de função da autarquia e de recursos públicos que deveriam ser destinados para seu fim e não outros que, em tese, não integram suas finalidades, podendo se consubstancia, portanto, em eventual irregularidade ou mesmo ilegalidade”, escreveu.

Diante dessas informações, Benites solicitou ao MP que seja oficiado o Departamento de Água e Esgotos de Sant’Ana do Livramento, para trazer ao inquérito caso seja instaurado, o contrato para apurar o desvio de função e de recursos públicos da autarquia municipal, tendo em vista as informações apresentadas. Ele também pede que o órgão informe o percentual de instalação de água na cidade, assim como sobre o tratamento do esgoto, caso não seja 100%, que apresente plano, projeto e custo para implementação dos mesmos.

Por fim, ele sugere que até apresentação dos documentos, o  DAE suspenda o contrato e o pagamento com a empresa, para serem realizadas as devidas diligências e coleta de provas.

Uruguay decretó 3 días de duelo por el fallecimiento de José “Pepe” Mujica

En instituciones públicas el pabellón nacional deberá ser izado a media asta Como es de público conocimiento en la jornada de este martes 13 de mayo del corriente año, falleció el ex presidente de la República Oriental del Uruguay en el período 2010-2015, José “Pepe” Mujica. Por tal motivo la Presidencia uruguaya decretó duelo nacional durante 3 días (14, 15