sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Prefeita publica decreto que cria o Conselho Municipal de Políticas LGBTQIAPN+

Documento foi assinado no Dia Internacional de Combate a LGBTfobia
Decreto de criação do Conselho foi assinado nessa semana pela prefeita (Foto: Yuri Cardoso/AP)

A prefeita Ana Tarouco (PL) publicou, nesta semana, o decreto que cria o Conselho Municipal de Políticas para a comunidade LGBTQIAPN+ em Sant’Ana do Livramento. Em um ato simbólico, a Chefe do Executivo Municipal, acompanhada da Secretária de Turismo e Cultura, Sandra Pontes, e da Coordenadora da Mulher, Juventude, Diversidade e Igualdade Racial, Paula Bouglex, recebeu representantes da comunidade LGBTQIAPN+ em seu gabinete. “Um momento histórico. Um momento importante em uma data importante, 17 de maio”, comentou Ana Tarouco.

O QUE MUDA AGORA?

De caráter consultivo e propositivo, o Conselho tem por objetivos atuar na promoção da cidadania e na defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+, bem como contribuir para a construção de uma cidade mais segura e plural. O órgão terá uma composição paritária e será integrado por dez membros, assim definidos: dois representantes do Poder Público Municipal e oito representantes da sociedade civil que devem ser representados da seguinte forma: um representante do segmento de lésbicas; um representante do segmento de gays; um representante do segmento dos bissexuais; um representante do segmento de travestis; um representante do segmento de transexuals; um representante de uma entidade sem personalidade jurídica, com comprovada atuação na promoção da diversidade sexual e de gênero pelo período mínimo de um ano; um representante do Legislativo; um representante da Promotoria Pública; um representante da Secretaria Municipal de Cultura; um representante da Secretaria Municipal de Saúde.
Sendo assim, o Conselho deverá propor legislações e eventos, por exemplo, que sejam voltados à comunidade LGBTQIAPN+, consolidando assim na prática uma construção de respeito a este público.
O decreto foi assinado no dia 17 de maio, que é o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia. Nesta data, em 1990, a OMS excluiu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). O objetivo da data é promover ações de combate ao preconceito e discriminação contra pessoas LGBTQIAPN+ e conscientizar sobre o respeito às diferentes orientações sexuais e identidades de gênero. A sigla LGBTQIAPN+refere-se a lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais, homens trans, queers, intersexuais, assexuados e outras designações diferentes de gêneros aos quais quaisquer indivíduos podem se identificar.

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as

“Ser médico é ser instrumento de Deus”

Dr. Cezar Fernandes, cirurgião plástico, fala sobre sua trajetória, os desafios da profissão e o orgulho de ver seus filhos ingressando na medicina