Uma estudante santanense vem ganhando destaque na região por meio de uma paixão: a escrita. Aluna do Curso Normal (Magistério) no Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Vidal de Oliveira, Gabriela Saquett está participando da etapa estadual do Programa Jovem Senador, evento organizado pelo Senado Federal que busca premiar redações de alunos de escolas públicas dos 26 estados e do Distrito Federal, além de proporcioná-los uma vivência acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo do Brasil.
Nesta semana, a redação de Gabriela foi anunciada como uma das três finalistas da etapa estadual, trabalho que foi selecionado pela 19ª Coordenadoria Regional de Educação. Ao lado de seu orientador de redação, o professor Odilon Félix Santiago, ela propôs uma reflexão sobre um assunto que contempla a temática da edição deste ano do concurso: Saúde mental nas escolas públicas. “Esse tema é essencial de ser debatido, principalmente depois da pandemia. Sou grata à escola e aos professores por terem me apresentado o concurso, e por sempre ter meus colegas do Curso Normal e a família que nunca desistiram de mim” agradeceu a jovem. Este não é um tema incomum para a aluna, que publicou recentemente um artigo em um jornal de Rosário do Sul onde abordou outro tema relevante no âmbito social: a chamada “ditadura da beleza”. Em uma reflexão íntima, ela traduz em palavras sentimentos compartilhados com o espelho e reflete sobre os dilemas que a pressão por se atender a padrões estéticos podem desencadear.
Seu professor de redação e amigo, Odilon Félix Santiago, faz questão de destacar sua admiração pela aluna: “É uma menina de ouro, extremamente dedicada. Ela fez um ‘memento’ de tudo o que ensinei, como uma apostila, além de ser muito sensível e amar ler. Tenho certeza que, quando concluir o magistério, será uma professora inesquecível para seus alunos”, comentou.
PRÓXIMA ETAPA DO CONCURSO
Agora, Gabriela aguarda o anúncio da redação vencedora que irá representar o Rio Grande do Sul em Brasília para a semana de vivências no Senado Federal, que irá acontecer no mês de agosto. O anúncio deverá ocorrer até o dia 31 de maio mas, independente do resultado, Gabriela já sabe que as palavras são ferramentas que poderão levá-la a lugares inimagináveis, assim como na literatura.