sáb, 12 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Presidente da Câmara encerra sessão por falta de vereadores no plenário

O encontro foi encerrado durante o grande expediente
Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento (Foto: Yuri Cardoso/AP)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas), encerrou a sessão desta terça-feira (16), após não ter o número mínimo de vereadores no Plenário (atualmente na Escola General Neto em virtude da obra de acessibilidade no prédio do Legislativo). Para ter quórum é necessário que, pelo menos, nove parlamentares estejam presentes.

O encontro foi encerrado durante o grande expediente, espaço em que cada vereador tem 10 minutos para falar sobre o tema que desejar. Na gravação da sessão é possível observar que durante a chamada, o presidente registrou a ausência de alguns vereadores e posteriomente chamou o vereador Dagberto Reis (PT) para fazer uso da palavra, que responde: “Mas não tem mais quórum presidente […] agora que eu iria fazer meu discurso sobre o fim da paridade internacional. Me quebraram”.

Maurício Del Fabro fez a contagem de quantos vereadores estavam presentes e após constatar a ausência da maioria declarou: “Senhores, encerramos a presente sessão, falta de quórum”. A assessoria de Imprensa da Câmara não soube informar quais os parlamentares estavam presentes no momento do encerramento.

Coyote guará leva som autoral ao forba neste domingo em Brasília

O público de Brasília tem um encontro marcado com a música autoral neste domingo, 13 de julho de 2025, na quinta edição do FORBA – Festival Ocupa Rock Brasília Autoral. Entre as atrações que prometem agitar a Biblioteca Demonstrativa de Brasília, destaca-se a banda Coyote Guará, que apresentará seu trabalho original no palco externo do evento. O show do Coyote

NOTÍCIAS DO DIA – Dia 12 de Julho de 2025, Sábado

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS 🇧🇷 Governo federal publica Medida Provisória que altera regras do setor elétrico com foco em conter aumentos nas contas de luz e reorganizar os subsídios pagos por meio da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético); a principal mudança é a criação de um limite para o valor que pode ser arrecadado da CDE a partir de 2026