O atleta profissional e professor de Muay Thai, Denis Suarez, irá participar de um dos principais eventos da modalidade no Rio Grande do Sul. O The Contenders acontece neste sábado (06) em Porto Alegre e reunirá atletas de diversas regiões em desafios de diferentes categorias.
Praticante da arte marcial tailandesa há quase uma década, Denis representará a equipe Sombra Team, de Porto Alegre, mas é em Sant’Ana do Livramento que o atleta realiza sua preparação, dividindo-se entre os treinos com o mestre Luiz Eduardo Garagorri, lutador conhecido por ser o primeiro atleta uruguaio a participar do maior evento de MMA do mundo, o UFC.

Para o The Contenders, Denis precisou conciliar a rotina diária de treinamentos e aulas com um novo desafio: ele é pai do pequeno Guilherme, de apenas 8 meses. Por isso, o santanense de 29 anos garante que a motivação e dedicação agora são ainda maiores. “Para quem quer viver do esporte, a dedicação precisa ser total, de domingo a domingo”, conta.
Denis conversou com o Jornal A Plateia sobre a preparação, os treinamentos e sua rotina em Sant’Ana do Livramento. Confira a entrevista completa:
Jornal A Plateia – Como foi a preparação para o evento?
Denis – A princípio minha luta ia ser na categoria até 69 kg mas meu adversário passou mal no corte de peso e foi pro hospital, daí colocaram outro adversário em cima da hora, só que ele pesa 4 kg mais do que eu. Aceitei mesmo assim porque já estou aqui e quero muito lutar. Minha preparação foi feita em mais ou menos 40 dias, treinando três vezes todos os dias da semana com descanso apenas no domingo: treinos de musculação, muay thai, corridas e preparação física específica para a luta. Eu tive que fazer uma dieta bem restrita porque tava muito acima da minha categoria; quando aceitei a luta estava com 82kg, e tive esses 40 dias pra chegar. Hoje de manhã com 68,5 kg. Fiz uma desidratação de 4 kg de ontem pra hoje e tive a notícia que meu adversário foi pro hospital hoje de manhã, daí já comecei a hidratar de manhã mesmo. A pesagem seria às 15h mas não precisei esperar pra hidratar e comer pelo fato do meu novo oponente ter 76kg.
Jornal A Plateia – De onde vem a motivação para continuar, mesmo com todas as dificuldades?
Denis – Peguei um adversário bem mais duro e mais experiente, mas eu fiz muito para chegar aqui hoje, dei meu melhor em cada treino, em cada refeição e tive que conciliar tudo isso com minhas aulas. Deixei minha cidade, vim para Porto treinar e terminar a preparação, longe da minha família, do meu filho e dos meus amigos e isso se transformou em combustível para chegar onde eu quero mesmo sem patrocínio, apenas com a ajuda da família e dos amigos.
Jornal A Plateia – Como é viver do esporte aqui na fronteira?
Denis – Tô no muay thai há 10 anos e hoje posso dizer que vivo do esporte, trabalho com minhas aulas na minha casa, vou a domicílio dar aula também e estou trabalhando na Academia MV e na MP Fit. Na verdade, hoje poderia me dedicar apenas às aulas que me consomem boa parte do dia, porém tem algo em mim que precisa dessa guerra, passar por esse processo louco que é se preparar e subir no ringue. É algo que só quem vive conhece a sensação. Obviamente espero sair com a vitória pois é pra isso que treinamos mas independente do resultado eu quero subir lá e entregar o meu melhor mais uma vez e saber que eu fiz tudo o que eu pude, e como eu sempre digo: depois que subiu no ringue tem que estar disposto a morrer e eu tô pronto pra qualquer coisa!
O evento terá início às 15h e será sediado na quadra da Império da Zona Norte, localizada na avenida Sertório, bairro Navegantes.