ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Polícia Civil cumpre mandado de internação provisória de menores envolvidos no caso das armas brancas

Desdobramento do caso ocorreu neste sábado (23) após determinação do Ministério Público
Delegado Laurence Teixeira. Foto: Lucas Noro/AP

Em mais um desdobramento do caso dos cinco jovens detidos com armas brancas próximos a uma escola na última quarta-feira (19), a Polícia Civil cumpriu, na tarde deste sábado (23), três mandados de busca e apreensão e de internação provisória dos menores envolvidos no fato.

Segundo o delegado titular da 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Laurence Teixeira, a medida cautelar foi requerida pelo Ministério Público para dar celeridade às investigações: “O Poder Judiciário entendeu que as medidas eram relevantes no contexto do caso. Foram feitas buscas nas casas dos adolescentes objetos da internação e a Polícia Civil cumpriu a determinação. As provas colhidas estão sendo analisadas e, posteriormente, tomaremos outras medidas cabíveis”, comentou.

Ele também traçou um panorama do andamento do caso até o momento: “No presente momento nós temos um inquérito instaurado pela corrupção de menores pelos adultos e temos um procedimento tipificado como adolescentes infratores apurando esse caso que causou muita preocupação, uma vez que armas brancas estavam em posse desses jovens perto de um ambiente escolar. O delegado explicou, ainda, como está sendo feita a análise dos materiais que, assim como na última sexta (22), foram apreendidos. “Estamos fazendo a análise dos celulares deles, notebooks e outros itens pessoais. Acreditamos que, ainda na próxima semana, teremos o resultado da análise do que foi apreendido”, concluiu.

Os três menores, de 14, 15 e 16 anos, serão encaminhados a uma Unidade da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE) e ficarão à disposição da Justiça durante o andamento das investigações por tempo indeterminado.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.