qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Projeto de Mainardi que institui o Dia da Religião Islâmica é aprovado na CCJ da AL

Iniciativa inclui a data no calendário oficial do Estado e continuará tramitação, devendo ter aprovação final na Comissão de Educação e Cultura da AL.
Foto: Débora Beina

Com 12 votos favoráveis e nenhum contrário, o Projeto de Lei 75/2023, que institui o Dia de Celebração da Religião Islâmica e o Mês do Ramadã no Rio Grande do Sul, incluindo-os no calendário oficial do Estado, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Para o deputado Luiz Fernando Mainardi, autor da proposta, a iniciativa corrige um lapso existente no calendário de eventos do Estado, que conta com mais de 40 datas comemorativas referenciadas em datas religiosas, mas nenhuma ancorada na religião islâmica. “A aprovação deste projeto, que, espero, consolide-se na Comissão de Educação e Cultura, é fundamental para combater qualquer tipo de preconceito e, ao mesmo tempo, valorizar uma cultura que contribui muito para a formação e para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, justifica.

Mainardi lembra ainda que a comunidade que professa o islamismo no RS possui grande contingente e contribui com parte significativa dos imigrantes que ajudaram a formar o estado, tendo se fixado fortemente nas regiões de fronteira, principalmente Santana do Livramento, Uruguaiana, Alegrete, Bagé, Jaguarão e Chui.

A celebração será realizada no último dia do Ramadã e o mês será o mês do Ramadã, conforme o próprio calendário islâmico. Por isso, as datas serão flexíveis, ficando definido da seguinte forma, até 2031: 2023 (20 de abril), 2024 (10 de abril), 2025 (30 de março), 2026 (20 de março), 2027 (9 de março), 2028 (26 de fevereiro), 2029 (14 de fevereiro), 2030 (4 de fevereiro) e 2031 (24 de janeiro).

Agora, o projeto será encaminhado para a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, onde haverá a aprovação final.

 

Jornalista responsável: João Ferrer (8079) – 051 997590416 

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já