qua, 15 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

NOTA DE REPÚDIO A OAB/RS,

Por meio de sua DIRETORIA, CONSELHO ESTADUAL e COLÉGIO DE PRESIDENTES, vêm a público externar seu mais profundo repúdio em razão das agressões sofridas por uma mulher advogada em CACHOEIRINHA e de sua prisão arbitrária, ocorrida na madrugada deste domingo (16).
A ORDEM GAÚCHA repudia veementemente a violência empregada por guardas municipais no trato com a advogada, enquanto ela realizava uma orientação profissional.
O PRESIDENTE da OAB/RS, LEONARDO LAMACHIA manifestou sua profunda indignação com o fato, externou sua solidariedade à colega e já entrou em contato com o PREFEITO de CACHOERINHA para solicitar o afastamento dos guardas.

É uma afronta à nossa profissão que uma mulher advogada seja covardemente agredida, seja por quem for, ainda mais em se tratando, os agressores, de guardas municipais, que deveriam zelar pela segurança dela e de todos.
A Ordem gaúcha já está tomando todas as medidas cabíveis para que os responsáveis não fiquem impunes e enfrentem a força institucional da OAB/RS”, asseverou LAMACHIA.
Ação efetiva da OAB/RS.
A ORDEM GAÚCHA acompanha de perto o lamentável caso e já oficiou a prefeitura de CACHOEIRINHA, exigindo todas as providências necessárias, entre elas o afastamento dos guardas municipais envolvidos na agressão.
A CDAP ESTADUAL, quando informada na manhã deste domingo, prontamente foi até o município de GRAVATAÍ, onde a advogada foi retida, e já prestou a devida assistência à colega, para que todas as suas necessidades fossem atendidas, bem como agiu pela liberação da mesma.
O PRESIDENTE da OAB de GRAVATAÍ, MARSHALL BRANDINI também acompanhou o vice-presidente da CDAP, MATEUS MARQUES, e prestou seu apoio e solidariedade a colega presa e agredida injustamente.

Oposição lança pacote de ações para investigar novo escândalo bilionário nos Correios

  A Oposição na Câmara dos Deputados reagiu à articulação do governo Lula para viabilizar um empréstimo de R$ 20 bilhões destinado a cobrir o rombo financeiro dos Correios. A operação, que contará com garantia do Tesouro Nacional, foi classificada pelos parlamentares como um “resgate irregular” de uma estatal que apresentava lucros até 2022 e mergulhou em sucessivos déficits após

En marcha “RoboPampa” 2025 en Rivera

En la jornada de este miércoles 15 de octubre se llevó a cabo la apertura de la “RoboPampa”. Dicha actividad se lleva a cabo en el marco de Robopampa 2025 dónde de llevaron adelante más de 20 talleres de robótica e inteligencia artificial dirigidos a estudiantes de ciclo básico, bachillerato y docentes en diferentes puntos del país, incluyendo actividades previas