qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Morning Xpress

Germano Rigotto

🟢 Mercados em alta às 5h45 em Brasília: S&P500 +0.22%, Dow Jones +0.13%, Nasdaq +0.43% e o índice europeu (STOXX600) +0.43%.

🟢 O GIGANTE ACORDOU: O PIB cresceu 4,5% no primeiro trimestre, informou o Escritório Nacional de Estatísticas da China na terça-feira. Isso marca o maior crescimento desde o primeiro trimestre do ano passado – quando a economia da China cresceu 4,8% – e melhor do que os 4% previstos em uma pesquisa da Reuters.

🟢 TODOS OLHOS NA CHINA: O crescimento da China está sob os holofotes, depois de o país encerrar a maioria de suas rígidas restrições à Covid, que vigoraram por quase três anos. As vendas no varejo aumentaram 10,6% em março, com o aumento das compras online de produtos físicos.

🟢 À ESPERA DO ARCABOUÇO: O mercado de renda fixa segue ancorado nas expectativas da aprovação do novo marco fiscal, e do tão aguardado ciclo de queda da Selic. Apesar do desempenho negativo dos outros ativos Bolsa caindo 0.25, acompanhando os mercado lá fora, a taxa de juros longos cedeu 2bps (DI de 10y fechou a ~12,35, enquanto a NTN-B longa Inflação + 6,05).

VALOR – Lula deve enviar hoje projeto do arcabouço fiscal ao Congresso.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve encaminhar hoje ao Congresso o texto final do novo arcabouço fiscal.

Estadão: Febraban, Fazenda e BC discutirão juros do rotativo.
“Vamos constituir um grupo de trabalho para aprofundar tecnicamente quais são as causas do elevado spread no cartão de crédito para poder, atacando as causas, encontrar as soluções corretas e que possam zelar pela racionalidade econômica”, disse o presidente da Febraban, Isaac Sidney.