ter, 2 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

7º oferece Estágio de Correspondentes para integrantes da imprensa e universitários

Tenente Samuel Pontel em entrevista ao programa Conversa de Fim de Tarde da rádio RCC FM. Foto: Samuel Arruda/AP

O 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado, estará realizando na próxima semana o Estágio de Correspondentes para Assuntos Militares.

Pela primeira vez será realizado em Sant’Ana do Livramento, o curso de extensão tem por objetivo ampliar os conhecimentos sobre o Exército brasileiro e capacitar os futuros profissionais da comunicação na cobertura de imprensa em ambientes de crises e conflitos armados, e no acompanhamento de operações militares.

De acordo com o tenente do exército Samuel Pontel, a simulação que acontecerá no município será ofertada para profissionais da imprensa e para alunos dos cursos de Jornalismo e Direito da Urcamp e tem a finalidade de proporcionar a esses profissionais conhecimentos específicos a respeito do exército brasileiro e de assuntos militares contribuindo para estreitar os laços de amizade com o exército brasileiro com o público civil.

“Como é o primeiro ano que está sendo executado, ele vai ser de uma forma mais simples, talvez nos próximos anos a gente consiga ampliar mais. Os estagiários vão praticar alguns exercícios e até participar de algumas instruções da operação Boina Preta, que é o campo do recruta”, destacou o tenente.

As ações serão entre os dias 26 e 28 de abril e os estagiários receberão fardamento, equipamentos militares, mochila e equipamentos para acampar. “Eles vão realizar o acampamento depois de receber uma instrução de sobrevivência. Instrução individual básica, algumas instruções como camuflagem, pista de progressão diurna, orientação, sobrevivência e bivac, que seria o acampamento”

Mesmo com um número limite de participantes, tenente Pontel frisa que este evento está aberto para voluntários que atuem ou estudem nas áreas de jornalismo e comunicação social.

Isenção de IR: entenda os direitos de aposentados e pensionistas com doenças graves

Valmir Floriano Vieira de Andrade Luiz Antonio Müller Marques* Aposentados e pensionistas portadores de doenças graves têm direito à isenção do Imposto de Renda (IR) sobre seus proventos. O benefício, previsto na Lei nº 7.713/1988, tem como objetivo aliviar encargos financeiros e garantir que esses recursos sejam destinados a tratamentos de saúde e despesas médicas. Entre as enfermidades que dão

Celebre essa conquista histórica

O Senado acaba de aprovar a PEC da Sustentabilidade Fiscal, uma iniciativa da CNM que vai gerar uma economia de R$ 1,5 trilhão para os Municípios São medidas estruturantes e que permitirão a continuidade de serviços essenciais prestados pelas gestões municipais. Agradeço o apoio de todos que acreditaram e se uniram a nós nessa luta. Paulo Ziulkoski Presidente da CNM

Lideranças debatem na Expointer caminhos para fortalecer a indústria gaúcha

Por Ascom Sedec Com o objetivo de ampliar as oportunidades de negócios para fornecedores locais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Invest RS e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) se reuniram nesta terça-feira (2/9) com representantes da CMPC, multinacional chilena responsável pelo maior investimento privado da história do RS, no valor de R$ 27