qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Alegando que a legislação já existe, prefeita veta projeto de combate à fome

De acordo com Ana Tarouco já existe legislação municipal sobre o tema
(Foto: Fabian Ribeiro)

A prefeita Ana Tarouco (PL) vetou totalmente, nessa quinta-feira (13), o projeto de lei que visava instituir a Política Municipal de Combate à fome e à Insegurança Alimentar e Nutricional no município de Sant’Ana do Livramento, de autoria do vereador Dagberto Reis (PT).

De acordo com Ana Tarouco, após analisar a matéria, verificou que o mesmo deve ser objeto de veto, “tendo em vista que há vicio de iniciativa e já existe legislação municipal vigente acerca do tema”. A chefe do Poder Executivo afirmou que por meio do projeto de Lei em pauta, Dagberto objetiva instituir e criar obrigações à Administração. “Ora, o legislador está instituindo serviços públicos e a norma disciplina atos que são próprios de função executiva”, escreveu Ana.

Após embasar sua justificativa, a prefeita afirmou que Legislativo não deve subtrair dela “o exame da conveniência e da oportunidade de criar um serviço público e fixar as regras para a sua prestação. Se o fizer, estará ofendendo o principio da separação dos poderes, e violando a iniciativa reservada do Executivo”.

 

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con