ter, 22 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Alegando que a legislação já existe, prefeita veta projeto de combate à fome

De acordo com Ana Tarouco já existe legislação municipal sobre o tema
(Foto: Fabian Ribeiro)

A prefeita Ana Tarouco (PL) vetou totalmente, nessa quinta-feira (13), o projeto de lei que visava instituir a Política Municipal de Combate à fome e à Insegurança Alimentar e Nutricional no município de Sant’Ana do Livramento, de autoria do vereador Dagberto Reis (PT).

De acordo com Ana Tarouco, após analisar a matéria, verificou que o mesmo deve ser objeto de veto, “tendo em vista que há vicio de iniciativa e já existe legislação municipal vigente acerca do tema”. A chefe do Poder Executivo afirmou que por meio do projeto de Lei em pauta, Dagberto objetiva instituir e criar obrigações à Administração. “Ora, o legislador está instituindo serviços públicos e a norma disciplina atos que são próprios de função executiva”, escreveu Ana.

Após embasar sua justificativa, a prefeita afirmou que Legislativo não deve subtrair dela “o exame da conveniência e da oportunidade de criar um serviço público e fixar as regras para a sua prestação. Se o fizer, estará ofendendo o principio da separação dos poderes, e violando a iniciativa reservada do Executivo”.

 

Pagamento de dívidas com Pix cresce 44% na região Sul, revela Serasa

• Levantamento da empresa aponta que 1,3 milhão de sulistas negociaram dívidas com Pix nos últimos 12 meses; • Pagamento via Pix possibilita baixa da negativação instantânea e aumento do Serasa Score na hora.   Julho de 2025 – Já consolidado como parte da rotina e das transações financeiras diárias dos brasileiros, o Pix também tem ganhado destaque como meio

48ª Expointer promete unir tradição e inovação em Esteio

A maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, a 48ª Expointer, está com os preparativos a todo vapor para abrir seus portões de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Com o slogan “Nosso futuro tem raízes fortes”, o evento deste ano promete ser um marco na celebração do legado gaúcho,