qua, 9 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

Morning Xpress

Germano Rigotto
Foto: cedida

Mercados em baixa às 5h50 em Brasília: S&P500 -0.20%, Dow Jones -0.11%, Nasdaq -0.23% e o índice europeu (STOXX600) -0.28%.

🇺🇸 MERCADO DE TRABALHO & JUROS: Em fevereiro, o número de posições disponíveis caiu abaixo de 10 milhões pela primeira vez em quase dois anos, indicando que os esforços do FED para desacelerar a economia e acalmar a inflação podem estar fazendo efeitos.

⚠️ PETRÓLEO: Os futuros do petróleo Brent subiram 38 centavos para US$ 85,32 o barril às 0021 GMT. Os estoques de petróleo bruto dos EUA caíram cerca de 4,3 MM de barris na semana, segundo informou o American Petroleum Institute na terça-feira.

🟢 O TERMÔMETRO DA RENDA FIXA
O mercado tem reagido às novas medidas econômicas: a curva longa no Brasil seguiu comprimindo o prêmio da parte longa. Assim, o juro longo fechou ~5bps no dia (DI de 10y fechou a ~12,80 eqto a NTN-B longa Inflação + 6,20).

⚠️ XP ANÁLISE POLÍTICA – TAXA EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO: O Planalto não alterou sua intenção de deixar caducar a MP 1.163, que trata da reoneração dos combustíveis e da taxação da exportação de petróleo. Isso porque a estratégia continua sendo deixar com que seus efeitos durem apenas os 4 meses de vigência da MP. Ao final desse prazo, haverá a reoneração completa da gasolina e o fim do imposto de exportação, como projeta o Planalto.

VALOR – Regra fiscal independe de receita maior, sustenta Ceron.
A despeito de questionamentos de especialistas, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, argumenta que a viabilidade do novo arcabouço fiscal do governo não depende do aumento da arrecadação de receitas.

ESTADÃO – Alckmin diz que ligou para Pacheco e pediu votação do Marco Legal das Garantias no Senado.
“Hoje eu liguei para o Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, e falei ‘presidente, a Câmara já aprovou, está aí no Senado o Marco Legal das Garantias, põe para votar'”, disse Alckmin, durante discurso em evento de posse da nova diretoria da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo.

Allanamientos con dos detenidos en el combate al Abigeato en la “Frontera de la paz”

Referente a los últimos hechos de público conocimiento con referencia a abigeatos registrados en la frontera Rivera (Uruguay) – Santana Do Livramento (Brasil), en horas de la mañana de este miércoles 9 de octubre, tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Direccion de Investigaciones con apoyo de la Brigada de Seguridad Rural de la Jefatura