ter, 9 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Duplicação da BR-290: Vereador se reúne com Ministro dos Transportes para abordar tema

Aquiles Pires apresentou a sugestão de construir uma terceira via em trecho, como forma paliativa de desafogar o congestionamento
Vereador Aquiles Pires debatendo o assunto com o Ministro Renan Filho e com o deputado Luiz Fernando Mainardi, em Uruguaiana (Foto: Chelly Maciel/Assessoria vereador Aquiles Pires)

O vereador de Sant’Ana do Livramento, Aquiles Pires (PT), esteve na última sexta-feira (31), em Uruguaiana, onde se encontrou com o Ministro dos Transporte do Governo Federal, Renan Filho (MDB). Na pauta, estava às obras de duplicação da BR-290.

Aquiles, na condição de presidente da Frente Parlamentar pela Duplicação da BR-290 de Livramento, ao lado do presidente da mesma Frente Estadual, deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), explanou ao Ministro sobre a ideia de iniciar a obra da parte ainda não contemplada com a duplicação, com a construção de uma terceira via em trechos essências, como medida imediata para desafogar o trânsito ao longo da estrada.

“O Ministro aceitou muito bem a proposta, a levará para análise e nos próximos dias devemos voltar a falar sobre o assunto. Seria o primeiro passo rumo à duplicação total da BR-290”, comentou Aquiles.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.