Na tarde desta quinta-feira (30), o prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB), concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal A Plateia, em Brasília. Exercendo seu segundo mandato no cargo, ele falou sobre sua avaliação da XXIV edição da Marcha em Defesa dos Municípios, seu trabalho à frente da Prefeitura Bageense e sobre seu futuro político.
Sobre a Marcha em Brasília, Divaldo disse que o evento foi “importante”. “É o momento em que os prefeitos, que representam a sociedade, marcham até Brasília para poder encaminhar as demandas de cada uma das cidades. Então, um momento histórico”, comentou.
O PROBLEMA DE CINCO DÉCADAS
Questionado, Lara falou sobre a falta de água histórica em Bagé. Ele contou que este problema é presente há 50 anos no município e que tem trabalhado ao longo de seus mandatos para solucionar o impasse. Divaldo informou que atualmente a cidade tem 15 horas diária de racionamento de água. “Hoje esta obra [da barragem] está com o Exército Brasileiro […] Se não atrapalhar o Exército Brasileiro, se não atrapalharem a cidade de Bagé, o Exército vai concluir essa obra, como concluiu todas as outras obras que assumiu por todo o Brasil”, afirmou.
O prefeito disse que ainda em 2024, “boa parte” da obra da barragem deve ser concluída para armazenar água.
RESULTADOS
Então vereador, eleito pela primeira vez como prefeito em 2016, reeleito em 2020, Divaldo Lara afirmou que tem trabalho intensamente pelo desenvolvimento de sua cidade ao longo desses seis anos à frente do Poder Executivo Municipal. “Eu tive apenas cinco dias de férias”, contou.
“Tenho certeza que fizemos um governo realizador, com obras históricas: construímos 1.360 moradias […] construímos um hospital do câncer que vai beneficiar inclusive Livramento; um novo reservatório de água; diversos quilômetros de asfalto; estamos com um processo de calçamento que vai atingir 65 ruas […] 25% da cidade de Bagé já tem led e vai completar 100% até o final deste ano”, mencionou Divaldo.
Além disso, Lara afirmou que Bagé já tem uma autorização para construir um Centro de Referência em Fisioterapia que deverá atender 28 municípios, inclusive Sant’Ana do Livramento. “Nós também construímos uma oficina ortopédica para atender as pessoas deficientes”, complementou. Ainda na área da saúde, o prefeito disse que renovou por duas vezes a frota da Secretaria Municipal da Saúde.
Por fim, o petebista destacou as reformas em escolas e postos de saúde.
FUTURO POLÍTICO
Prefeito reeleito, Divaldo Lara não pode concorrer a Prefeitura de Bagé em 2024. Sendo assim, quando questionado sobre seu futuro na vida pública, ele afirmou que ainda tem dois anos para exercer seu cargo e que após isso, deve pensar nas propostas que recebeu. “Recebi alguns convites importantes, uns no Rio Grande do Sul, outros para fora do Estado. Mas eu vou analisar com toda calma, conversar com meus amigos e apoiadores para depois tomar uma decisão”, adiantou.
SUCESSÃO NA PREFEITURA
Quando questionado se já tem um nome para apoiar na sua sucessão na Prefeitura de Bagé, o atual prefeito disse que essa discussão se dará somente em 2024.
Na Capital Federal, nesta quinta-feira (30), Divaldo Lara recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na cidade.