ter, 18 de junho de 2024

Variedades Digital | 15 e 16.06.24

Bolsa Família: Falta de atualização no cadastro bloqueia recebimento de famílias

Imagem: Reprodução

O mês de março veio com surpresas para alguns beneficiários do novo Bolsa Família, que se depararam com a mensagem de suspensão, bloqueio ou até cancelamento do programa do governo federal.

Em Sant’Ana do Livramento não foi diferente, pois a falta de atualização cadastral levou ao não recebimento do benefício para as famílias.

De acordo com Bento Carrasco, coordenador do Bolsa Família, muitas famílias não receberão os meses de março, abril e até o mês de maio. “Até o dia 14 de abril, quem fizer a atualização só vai voltar a receber alguma coisa a partir de maio. E quem passar do 14 de abril, só vai receber no mês de junho”, explicou o coordenador, alertando sobre a lista de averiguações enviada pelo governo federal a fim de evitar fraudes.

Para realizar o desbloqueio, as responsáveis devem comparecer na Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (SMAIS) ou nos Centro Referência em Assistência Social (CRAS), para atualizar os dados.

“Essa atualização do cadastro acontece a cada dois anos no mínimo, mas, quando acontecer alguma mudança na família, falecer alguma pessoa, quando nascer, quando a renda mudar para cima ou para baixo, quando houver uma troca de endereço, ou quando alguma criança trocar de escola, tem que se fazer a atualização, mesmo que ainda não tenha chegado o prazo de dois anos”, reiterou.

Sobre as condicionalidades, Bento esclarece que elas seguem as mesmas, alertando que aberta o prazo até o dia 30 de junho para as famílias para cumprirem a condicionalidade da saúde.

CMPC confirma investimento no RS, mesmo após enchentes

A multinacional chilena CMPC confirmou que o investimento no Estado, anunciado durante a assinatura do protocolo de intenções com o governo estadual no final de abril, terá seguimento, mesmo após os eventos climáticos que atingiram o RS. A confirmação dos R$25 bilhões, que terão como destinação a instalação de uma nova planta industrial de produção de celulose em Barra do