sáb, 14 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

SISTEMA DE LICITAÇÃO DO TCE-RS É DESTAQUE DO TRANSPARÊNCIA BRASIL

O Tribunal de Contas do Estado é destaque nacional no relatório divulgado pela ONG Transparência Brasil que cita o sistema de licitação (LicitaCon) do TCE-RS como exemplo de transparência. O levantamento desta, ainda, que o sistema disponibiliza informações estruturadas e detalhadas, em comparação aos outros tribunais do país.

Foram avaliados dados do Portal da Transparência do Governo Federal dos anos de 2020 e 2021, onde a ONG identificou sérios obstáculos para o acompanhamento sistemático dos processos de compra, da licitação ao pagamento. “Como consequência, há impedimentos para o controle social, especialmente na identificação de ineficiência no gasto público ou mesmo de sobrepreços”, identificou o relatório.

O TCE-RS é apontado como exemplo de informações em transparência ativa e de maneira completa. A ONG afirmou que a corte gaúcha dispõem de uma ampla base de informações para todo o processo de compra pública, desde a fase licitatória até os pagamentos, incluindo a contratação. “Além disso, os dados são disponibilizados de forma estruturada, o que permite a conexão entre eles, através de identificadores únicos para cada processo de compra”, constatou o relatório.

A publicação da Transparência Brasil apresentou que apenas os tribunais de contas do RS e de Pernambuco que coletam dados de compras públicas em nível de detalhamento considerável e disponibilizados ao público. “O TCE-RS impõe aos municípios o uso de um sistema digital próprio, o LicitaCon, para repasse de informações minuciosas referentes a todas as aquisições publicas realizadas.”

Leia aqui o relatório da ONG Transparência Brasil
Relatório: https://cloud.tce.rs.gov.br/s/2Fr8DaLmq5joXMi

Francisco Queiroz Filho – Assessoria de Comunicação

A prisão injusta do General Braga Netto, mantida há quase seis meses, sem nenhum tipo de condenação e baseada em acusações frágeis, tem que acabar! Se, até mesmo, a imprensa reconhece que tal restrição de liberdade é descabida, o que falta para soltá-lo? Braga Netto não é, nem nunca foi, ameaça para a democracia.

Mourão surpreende novamente e sobe o tom pedindo nova decisão de Moraes

Os advogados do general Braga Netto pediram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a soltura do ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro. O pedido foi feito após o militar prestar depoimento ao STF. Braga Netto negou as acusações. “Diante de todo o exposto, ratificando os pedidos já submetidos a esse STF e especialmente diante da atual