qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Secretário Ernani Polo tem reunião com vice-presidente Geraldo Alckmin em Brasília

Pautas do setor industrial e articulação nacional com outros estados foram alguns dos temas abordados

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, realizou a primeira visita oficial como titular da pasta ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na tarde de quinta-feira (16/3). O encontro, que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, teve o objetivo de formalizar as apresentações, abordar projetos e reivindicar alguns pleitos internos das indústrias sediadas no Estado.

Polo cumpriu agenda também com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A finalidade foi abrir mais espaços para potencializar a economia gaúcha.

No encontro com Alckmin, o secretário apresentou um pleito da indústria química do Estado para revisar o imposto de importação sobre algumas resinas plásticas. Esse imposto está reduzido por medida do governo federal anterior, o que causou perda de competitividade. “A estimativa é de que o imposto reduzido de alguns itens que estão no pleito seja logo retomado; para os demais, isso deve acontecer a partir do segundo semestre”, disse o secretário.

Outra proposta de Polo foi promover uma articulação, em nível nacional, dos secretários de desenvolvimento econômico para que seja possível trabalhar pautas de interesse do Brasil. Segundo ele, a ideia foi bem recebida pelo vice-presidente. O secretário ainda está alinhando a vinda de Alckmin ao Rio Grande do Sul, com data prevista para maio. “Essa aproximação permite trabalhar pautas conjuntas, principalmente diante do grande desafio da reindustrialização”, afirmou Polo.

O secretário comentou ainda a situação das três vinícolas da serra gaúcha, onde foram descobertos casos de trabalho análogo à escravidão. “O Rio Grande do Sul apoia o rigor nas investigações e a punição aos responsáveis. Ao mesmo tempo, estamos olhando para o setor, que contribuiu muito com a economia do Estado, com a geração de emprego e o sustento de muitas famílias. Essa situação é pontual e não representa o Estado”, observou.

Polo também participou de reunião com representantes da ABDI: o presidente Igor Calvet e o diretor Carlos Geraldo. Na ocasião, tratou de ações voltadas à inovação, à tecnologia e ao desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul.

Na sequência, Polo esteve em audiência com o secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Irajá Lacerda, para tratar da missão internacional do governo federal para a China, prevista para este mês. A finalidade foi reforçar o interesse do governo gaúcho em integrar a comitiva para o país asiático.

Já a reunião na ApexBrasil teve como intenção tratar da prospecção de novos mercados para o Rio Grande do Sul. Polo ainda participou da cerimônia de posse do ex-deputado federal, Jerônimo Goergen, como novo presidente da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (Acebra).

Texto: Taís Teixeira/Ascom Sedec
Edição: Secom

Por Carlos Higgie: “‘Eu Sou Augusto’: uma noite de autógrafos que ecoa memória, identidade e resistência”

Por: Jornalista Nilson Carvalho ativista social, Embaixador dos Direitos Humanos e Cultural  Na próxima quinta-feira, 18 de setembro, às 19h, o Bahia Plaza Hotel – Busca Vida será palco de muito mais do que uma simples noite de autógrafos. O lançamento do romance “Eu Sou Augusto”, do escritor Carlos Higgie, é um convite à reflexão profunda sobre a vida, a memória

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con