qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Professores do estado paralisam pela revogação do novo ensino médio

Tiago Torbes Foto: reprodução/AP

Na manhã desta quarta-feira (15), professores estaduais de Sant’Ana do Livramento aderiram ao “Dia Nacional de Mobilização pela Revogação do Novo Ensino Médio”. A paralisação teve por objetivo pressionar o governo federal para reverter o processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens, vigente desde 2017.

De acordo com Thiago Torbes, vice-diretor do CPERS sindicato, essa é uma discussão que vem se dando no âmbito estadual e nacional.

“Temos visto ai nesse último período, principalmente neste final de período de 2022 início de 2023, ume série de condições que não permite nem se quer o raciocínio de um ano letivo normal. A instituição de itinerários normativos, que é o que foi feito através da reforma, onde os alunos escolheriam o caminho que eles querem seguir, qual seria a sua vocação e eles vão seguindo ali esses itinerários e uma alteração na forma de ensinar e aprender no estado do Rio Grande do Sul, que se dá a nível de Brasil. Essa discussão nós entendemos já no primeiro momento, como uma violência muito grande a aprendizagem dos alunos”, explicou Torbes.

A novo ensino médio foi estabelecido em 2017 no governo do presidente Michel Temer, e apresentou uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Ainda segundo Torbes, as mesmas instituições que planejaram e elaboraram a BNCC também estão pedindo a revogação do novo ensino médio.

As ações aconteceram ao longo do dia na Sala Cultural, onde a discussão também foi ampliada para o piso nacional de salário dos professores.

Acompanhe na integra a entrevista feita pelo repórter Marcelo Pinto. 

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.