A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (15), a Operação “El Viajero”, de repressão ao tráfico internacional de drogas, principalmente de skunk, MDA e maconha.Desde as primeiras horas da manhã, policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Santana do Livramento (3) e Santa Maria (3) expedidos pela Justiça Federal. Também foi determinado pelo Poder Judiciário o afastamento do sigilo bancário dos investigados.
A Operação teve início em outubro de 2022 com a abordagem de um homem pela Brigada Militar, em Santa Maria, com 5 quilos da droga MDA e 390 mil reais em espécie, que passou a ser investigado pela Polícia Federal. A partir de uma série de diligências, a PF constatou que o suspeito fazia parte de uma associação criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas. Os investigados transportavam drogas sintéticas e dinheiro em espécie a partir de Santa Maria para Montevidéu e retornavam ao Brasil carregados com skunk e maconha.
A ação de hoje tem por objetivo coletar novos elementos de prova acerca da atuação dos demais membros da organização criminosa, inclusive de seu braço internacional.O nome da operação faz menção às dezenas de viagens realizadas por um dos investigados. Conforme levantamentos, o conduzido chegava a realizar até três deslocamentos por semana, sempre transportando expressivas quantidades de drogas e dinheiro em espécie.