qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Após 78 dias de tramitação, Câmara aprova recurso de R$ 730 mil para a Santa Casa

O vereador Enrique Civeira foi o único a votar contra o repasse
Foto: Matias Moura/AP

A Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento aprovou, nesta quarta-feira (15), o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a repassar à Santa Casa de Misericórdia um recurso no valor de R$ 730 mil. O vereador Enrique Civeira (PDT) foi o único a votar contra.

O Legislativo votaria o projeto de lei na sexta-feira (03), mas a deliberação foi adiada após o vereador Enrique Civeira pedir um parecer jurídico sobre a matéria.

A matéria ingressou na Casa Legislativa no dia 30 de novembro de 2022. No entanto, no dia 05 de dezembro, o vereador Civeira fez um pedido de diligência. A Prefeitura respondeu os questionamentos no dia 19 do mesmo mês.

Durante a tramitação, no dia 04 de janeiro, Civeira fez novamente um pedido de diligência. No dia 05, o pedetista fez um requerimento solicitando que fosse encaminhado ao Setor de Contabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, os pareceres jurídico e contábil da Casa Legislativa para ciência, análise e parecer quanto à dotação orçamentária indicada, o que acabou postergando a tramitação e, consequentemente, a votação em plenário.

O vereador Enrique Civeira (PDT) foi o único a votar contra o repasse à Santa Casa. Foto: Arquivo/AP

Dia 16 de janeiro, Civeira fez um novo pedido de diligência, solicitando novos esclarecimentos ao Executivo. Já no último dia 01 de fevereiro, o relator do projeto, vereador Jovani Romarinho (Republicanos), emitiu um parecer favorável à aprovação da matéria.

As emendas do vereador Enrique Civeira sobre o projeto foram rejeitadas por maioria.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con