A ação visa reprimir a prática de crimes de evasão de divisas, câmbio ilegal e lavagem de capitais
A Polícia Federal deflagra nesta terça-feira (14/02), a Operação Kairós, para desarticular grupo criminoso dedicado à prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e à lavagem de dinheiro.
Na ação, 40 policiais federais cumprem 9 mandados de busca e apreensão em Uruguaiana (8) e Quaraí (1) e executam ordens judiciais para sequestro e arresto de automóveis, embarcação, imóveis e valores em contas bancárias vinculadas a 11 pessoas físicas e jurídicas, até o limite de 28,5 milhões de reais.
A investigação teve início em março de 2022, a partir da apreensão de 5 milhões de pesos argentinos pela Polícia Rodoviária Federal, transportados ocultos sob o banco de um veículo abordado na BR-472, sentido Uruguaiana – São Borja. A apuração indicou a existência de um grupo criminoso que opera irregularmente no mercado de câmbio na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Os investigados utilizam doleiros e fornecedores estrangeiros para internalizar pesos argentinos e dólares americanos no Brasil, para comercialização em território nacional. Em um período de aproximadamente quatro meses, foram negociados mais de 210 milhões de pesos argentinos pelo grupo investigado.