qua, 3 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Câmara realiza audiência para debater políticas públicas para animais

Entre os encaminhamentos está a criação do Conselho Municipal em Defesa dos Animais
Foto: Yuri Cardoso/AP

A Frente Parlamentar de Bem-estar, Proteção e Defesa dos Animais realizou na noite, dessa terça-feira (08), uma audiência pública que tratou sobre as frequentes mortes de animais domésticos e comunitários que estão ocorrendo no município. O encontro na Câmara de Vereadores reuniu representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, IGP, OAB, representantes da Polícia e Intendência de Rivera, vereadores, ONGS, protetoras, militantes da causa animal e comunidade.

O presidente da Frente Parlamentar, vereador Dagberto Reis (PT), destacou que é necessária uma força tarefa da Secretaria Estadual da Segurança para descobrir a autoria dessa mortandade que está chocando a população santanense. Os vereadores Aquiles Pires (PT), Eva Coelho (PDT), Leandro Ferreira (PT), Thomaz Guilherme (PTB) e Elson Alvienes (PSC) também participaram da audiência , apoiando a causa animal.

O delegado regional da Polícia Civil, Laurence Teixeira, disse que a Polícia Civil está investigando essas mortes e que toda a ajuda, como uma força tarefa estadual será bem vinda. Destacou que em breve a comunidade terá uma resposta.

Já a Major Karla Incerti, subcomandante da Brigada Militar, apresentou de forma detalhada as mais de 30 ocorrências policiais de mortes de cães que aconteceram em diversos bairros em Livramento , destacando o trabalho efetivo da corporação. Karla disse que além das mortes, os maus tratos com animais são freqüentes.

Juliana Lemos, representante das protetoras solicitou que sejam realizadas ações continuas pela causa animal.
Barbara Henderson, veterinária da Direcion General de Desarollo e Medio Ambiente de Rivera colocou o departamento à disposição dos representantes do Executivo Municipal e Carlos Migorena, inspetor general da Intendência de Rivera destacou que Rivera pode colaborar .

Encaminhamentos

O plenário da audiência pública proposta pela Frente em Defesa dos Animais aprovou as seguintes propostas de encaminhamento:

Instalação do Conselho Municipal de Defesa dos Animais;

Criação do Fundo Municipal para ações em defesa dos animais para alimentação e convênio veterinário;

Reforço de uma Força Tarefa da Secretaria Estadual da Segurança para ajudar nas investigações;

Encaminhamento de demandas junto ao Departamento de Proteção Animal do Ministério do Meio Ambiente , em Brasilia;

Seja efetivada a emenda impositiva do vereador Dagberto Reis, no valor de R$ 45.000,00 para aquisição de uma fabrica de rações para animais;

Elaboração de um folder explicativo com telefones e orientação a comunidade sobre os casos de envenenamento.

Marketing de Relacionamento Figital e Geracional Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)

No Marketing de Relacionamento (Figital e Geracional) são Humanos que trocam informações, bens e/ou serviços com outros Humanos (H2H), buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda e o esperado “ganha-ganha”. Deve-se evitar o “ganha-perde” que pode gerar o “perde-perde” e o conflito, encerrando o relacionamento. As estratégias que antecedem ao Marketing de Relacionamento são criadas e desenvolvidas a

Com liderança de Lorenzoni, audiência sobre abigeato na Expointer tem anúncio de nova delegacia especializada

Foi realizada nesta terça-feira (2), na Casa da Farsul, durante a Expointer, uma audiência pública para discutir a situação e os impactos do abigeato no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. O evento reuniu representantes de todo o setor agropecuário e da

Isenção de IR: entenda os direitos de aposentados e pensionistas com doenças graves

Valmir Floriano Vieira de Andrade Luiz Antonio Müller Marques* Aposentados e pensionistas portadores de doenças graves têm direito à isenção do Imposto de Renda (IR) sobre seus proventos. O benefício, previsto na Lei nº 7.713/1988, tem como objetivo aliviar encargos financeiros e garantir que esses recursos sejam destinados a tratamentos de saúde e despesas médicas. Entre as enfermidades que dão