Nesta segunda-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, o qual sinaliza perigo, para uma onda de calor nos próximos dias na maior parte do Estado (mapa abaixo). Nessas localidades, a temperatura pode atingir 5°C acima da média. O alerta se estende até a sexta-feira (10).
Além disso, de acordo com a Climatempo, a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% — índice considerado de atenção por oferecer riscos à saúde — na Fronteira Oeste, na Campanha, no Sul, no Norte, no Noroeste e em partes das regiões Central e Metropolitana. Nessas situações, é recomendado tomar alguns cuidados, como ingerir bastante líquido. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível mínimo ideal da umidade do ar é de 40%.
Hoje ao menos cinco municípios registram a máxima do dia: 39°C. , Alegrete, na Fronteira Oeste , Uruguaiana, na Fronteira Oeste, Porto Xavier, no Noroeste, Porto Lucena, no Noroeste, Novo Tiradentes, no Norte
Quase metade dos municípios gaúchos estão em situaçãode emergência em razão da estiagem
De acordo com o relatório atualizado da Defesa Civil do Estado, 236 municípios do Rio Grande do Sul já registraram situação de emergência por conta da estiagem. Segundo os meteorologistas, a pouca chuva prevista para os próximos dias não será suficiente para ajudar com os problemas causados pela seca. Levantamento feito pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), divulgado na semana passada, estima que os prejuízos pela estiagem no Estado já passam de R$ 56,1 bilhões.
Fonte – GAUCHAZH